ELEMENTOS PARA DISCUTIR QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS EM AULAS ˜ DE F´ISICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/e-bfis.v3i5.9823Palavras-chave:
CTS, Educa¸c˜ao Ambiental, Abordagem Tem´atica.Resumo
Considerando a necessidade de discutir quest˜oes socioambientais de forma cr´Ä±tica no contexto escolar, s˜ao apresentados referenciais te´orico-metodol´ogicos que podem balizar esse trabalho. Tamb´em, s˜ao mencionados alguns exemplos de propostas desenvolvidas sob essa perspectiva, bem como limites e potencialidades encontrados nesse processo.
Downloads
Referências
BRASIL. Minist´erio da Educa¸c˜ao. Secretaria de Educa¸c˜ao M´edia e Tecnol´ogica. Parˆametros Curriculares Nacionais Ensino M´edio: Ciˆencias da Natureza, Matem´atica e suas Tecnologias. Bras´Ä±lia: MEC, 1998.
D. AULER, Intera¸c˜oes entre Ciˆencia-TecnologiaSociedade no Contexto da Forma¸c˜ao de Professores de Ciˆencias. Tese de Doutorado. Florian´opolis: CED/UFSC, 2002.
R. B. STRIEDER, Abordagens CTS na educa¸c˜ao cient´Ä±fica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2012.
Coment´ario: Essa proposta fundamenta-se nas ideias de Marcello Cini, apresentadas no livro “Um paradiso
perduto”, que organiza as perspectivas (entendidas como linguagens) de ciˆencia em trˆes: das determina¸c˜oes (que corresponde `a F´Ä±sica Cl´assica), das indetermina¸c˜oes (relacionada `as abordagens da F´Ä±sica Quˆantica) e da complexidade (voltada `a F´Ä±sica do n˜ao equil´Ä±brio, aos sistemas complexos e dinˆamicos).
G. WATANABE-CARAMELLO, Aspectos da complexidade: contribui¸c˜oes da F´Ä±sica para a compreens˜ao do tema ambiental. Tese de Doutorado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2012.
D. DELIZOICOV; J. A. ANGOTTI; M. M. PERNAMBUCO, Ensino de Ciˆencias: fundamentos e m´etodos. S˜ao Paulo: Cortez, 2002.
R. B. STRIEDER, Abordagem CTS e Ensino M´edio: Espa¸cos de Articula¸c˜ao. Disserta¸c˜ao de Mestrado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2008.
G. WATANABE-CARAMELLO; R. B. STRIEDER, Elementos para desenvolver abordagens tem´aticas na perspectiva socioambiental complexa e reflexiva. Revista Electr´onica de Ense˜nanza de las Ciencias, vol. 10, n. 3, 587-608, 2011.
G. WATANABE-CARAMELLO; R. B. STRIEDER; S. T. GEHLEN, Desafios e possibilidades para a abordagem de temas em aulas de F´Ä±sica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educa¸c˜ao em Ciˆencias, vol. 12, n. 1, 2012.
R. B. STRIEDER; G. WATANABE-CARAMELLO; S.T. GEHLEN, Abordagem de Temas no Ensino M´edio: compreens˜oes de professores de F´Ä±sica. Ensaio: Pesquisa em Educa¸c˜ao em Ciˆencias, vol. 14, n.2, 2012.
S. BUFFON DA SILVA; R. B. STRIEDER; W. L. P. SANTOS, CTS e Interdisciplinaridade: Desafios e Potencialidades da Pr´atica Docente. Aceito para apresenta¸c˜ao no IV Semin´ario Ibero-americano CTS, Bogota/Colˆombia, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.