A Ópera está morta! Viva a Ópera! A Revitalização da Ópera no Distrito Federal

Autores

  • Janette Dornellas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8746

Palavras-chave:

Ópera, ópera estúdio, técnica vocal, técnica de atuação, produção de ópera, FAC/DF, AOB/DF, SEC/DF, Mozart, Menotti, Puccini, Ulmann, Britten, Donizetti.

Resumo

Esse artigo apresenta um breve histórico da história da ópera no Distrito Federal, mencionando pessoas e eventos que foram significativos nesse processo. Para um melhor entendimento do texto, no tópico 2 discorreremos sobre demandas cênicas e vocais da arte operística. Nos tópicos 3 e 4 falaremos sobre a importância da subvenção pública para a ópera em todo o mundo e os desafios de se produzir óperas de qualidade com pouca verba. Na Conclusão, abordamos um pouco da história do apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e como os editais vem mudando e se adequando cada vez mais a realidade. Também fizemos um levantamento das óperas produzidas entre os anos de 2011 a 2016 com o apoio do FAC ”“ Fundo de Apoio à Cultura do DF, com um quantitativo de óperas realizadas e valores disponibilizados. 

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Biografia do Autor

Janette Dornellas, Universidade de Brasília

Cantora Lírica, Doutoranda do PPG-Arte da Universidade de Brasília.

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

Dornellas, J. (2016). A Ópera está morta! Viva a Ópera! A Revitalização da Ópera no Distrito Federal. Dramaturgias, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8746