A Cidade e o Teatro em Cavaleiros de Aristófanes: O Poeta e o Político ”“ Introdução à tradução de Cavaleiros.

Autori

  • Ana Maria César Pompeu

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi13.31065

Parole chiave:

Cavaleiros. Aristófanes. Poeta. Político.

Abstract

A peça Cavaleiros, de Aristófanes, data de 424 a.C. e é a comédia mais política dentre as que nos restaram do comediógrafo, logo também é a mais política da comédia antiga grega. O enredo da peça é uma disputa, ou agón, entre um escravo (o Barraqueiro, que representa o demagogo Cléon), recém-comprado pelo Povo, personificado como o patrão, e um vendedor de chouriços (o Vendetripa, que sugerimos representar o Poeta coÌ‚mico), pela liderança de Atenas. A rivalidade e o antagonismo entre o Vendetripa e o Barraqueiro escondem uma identidade e duplicação de um no outro. O Povo de Atenas é a presa disputada por ambos, que usam de impudência e de malícia para conseguir o governo da pólis. Mas, no final, o Vendetripa se revela amigo verdadeiro do Povo, enquanto o Barraqueiro apenas finge ter amor ao Povo, para enriquecer. Traduzimos os nomes das personagens enfatizando suas características de vendedores do mercado: Vendetripa, Barraqueiro, Bom de Feira, Zeus Feirante.

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Pubblicato

2020-04-21

Come citare

César Pompeu, A. M. . (2020). A Cidade e o Teatro em Cavaleiros de Aristófanes: O Poeta e o Político ”“ Introdução à tradução de Cavaleiros . Dramaturgias, (13), 265–285. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi13.31065