O musical na cena brasileira contemporânea: aspectos intermidiais e possibilidades de estudo

Auteurs-es

  • Diógenes A. Vieira Maciel Universidade Estadual da Paraíba
  • Filipe Moura Galdino Universidade Estadual da Paraíba
  • Sanny Mielly Almeida de Moraes Barros Universidade Estadual da Paraíba

Mots-clés :

Intermidialidade. Dramaturgia musical. Teatro contemporâneo.

Résumé

Trata-se de uma proposta de análise-interpretação voltada às formas do musical brasileiro, em perspectiva histórica e inserida no campo teórico da intermidialidade, com vistas a se definir o modelo genérico de tais formas na contemporaneidade. O corpus é constituído de dois textos, a saber, 7 ”“ O musical (2011), de Charles Möeller e Claudio Botelho (com músicas de Ed Motta), e Vingança (2014), de Anna Toledo (inspirada na obra de Lupicínio Rodrigues). Essa atenção, dada a tal especificidade de textos de dramaturgia, portanto, se compõe de modos de leitura (em construção) para compreender seus aspectos verbais (o libreto) e audiovisuais. Busca-se, então, ampliar a compreensão de que as formas de dramaturgia musical devem ser tomadas como de combinação de mídias. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Diógenes A. Vieira Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Letras e Artes, , atuando no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade.

Filipe Moura Galdino, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Letras-Português. Bolsista PIBIC/CNPq/UEPB.

Sanny Mielly Almeida de Moraes Barros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras-Português. Bolsista PIBIC/CNPq/UEPB.

Références

FOLEGATTI, Myrtes Maria da Silva. O musical modelo Broadway nos palcos brasileiros. Tese (Doutorado). PUC ”“ Rio de Janeiro. 2011.

FREIRE, Vanda Bellard. Rio de Janeiro, século XIX: cidade da ópera. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Morfologia literária. In:__. Da literatura comparada à teoria da literatura. 2. ed., revista e atualizada. Lisboa: Editorial Presença, 2001. p. 113-133.

MACIEL, Diógenes André Vieira. As relações intermidiáticas e as formas dramático-musicais. In: FLORY, Alexandre; PASCOLATI, Sonia (Orgs.). Teatro e Intermidialidade. Maringá: EdUEM, 2015. p. 79-94.

MÖELLER, Charles; BOTELHO, Claudio. 7 ”“ O musical. Encarte Revista de Teatro, SBAT, Rio de Janeiro, n. 526, julho/agosto de 2011.

MOTA, Marcus. A realização de óperas como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais. Música em contexto, n. III, 2009, p. 53-60.

MOTA, Marcus. Dramaturgia musical: problemas e perspectivas de um campo interartístico. III Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Goiânia, Brasil. Anais do... Goiânia, 2003.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Tradução de Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro: 1570-1908. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

RABETTI, Maria de Lourdes (Beti). Teatro e comicidades 2: modos de produção do teatro ligeiro carioca. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

RABETTI, Maria de Lourdes; MACIEL, Paulo M. C. Itinerário da opereta: do mapeamento de acervos a uma antologia das fontes selecionadas. In: PARANHOS, Kátia R. (Org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012. p. 59-80.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.

SHAKESPEARE, William. Sonho de uma noite de verão. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

SILVA, Marcel Vieira Barreto. Adaptação intercultural: em busca de um modelo analítico. Significação, São Paulo, ano 39, n. 38, 2012.

SILVA, Marcel Vieira Barreto. Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.

TOLEDO, Anna. Vingança. São Paulo: É Realizações, 2014.

VENEZIANO, Neide. É brasileiro, já passou de americano. Revista Poiésis, n. 16, p. 52-61, dez. 2010.

Téléchargements

Publié-e

2016-12-28

Comment citer

Maciel, D. A. V., Galdino, F. M., & Barros, S. M. A. de M. (2016). O musical na cena brasileira contemporânea: aspectos intermidiais e possibilidades de estudo. Dramaturgias, 1(2-3). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/8747