Ópera coreográfica: experiência e possibilidades para dramaturgias do corpo
DOI :
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8664Mots-clés :
Ópera; ópera coreográfica; corpo; dança; canto lírico.Résumé
Esse artigo discorre sobre a ideia de Ópera coreográfica como prática artística presente no escopo das dramaturgias do corpo e, para isso, partimos das reflexões suscitadas pelas montagens coreográficas de óperas realizadas por diversos coreógrafos para, posteriormente, trazermos as posições do historiador e crítico David Levin e algumas posições de Meyerhold sobre a encenação e a performance em ópera. Como mediadora
dessas reflexões, trazemos nossa experiência na concepção e apresentação da nossa 145 versão coreográfica para a ópera Prometheus, de Gabriel Fauré, encenada e apresentada na cidade de São Paulo por uma companhia independente de ópera-laboratório.
Téléchargements
Références
ARMITAGE, M. Martha Graham: the early years. Los Angeles: Da Cappo Paperback, 1978.
BOCCANEGRA, S. A tremendous Tannhäuser led the way in Daniel Barenboim’s whirlwind Staatsoper Festival in Berlim. The Guardian (Classical Music: the observer). Disponível em: http://www.theguardian.com/music/2014/apr/20/tannhauser--berlin-staatsoper-barenboim-review-simon-boccanegra-domingo (Acessado em27/03/2016).
CARNEGY, P. Wagner and the Art of the Theatre. Yale: Yale University Press, 2006.
DUDEQUE, N. O Drama Wagneriano e o papel de Adolphe Appia em suas transforma- ções cênicas. Revista Científica /FAP, p.1-16, Curitiba, v.4, n.1, 2009.
HOROSKO, M. Martha Graham: the evolution of her dance, theory and training. Gainesville: University Press of Florida, 2002.
LEVIN,D.(Edit.) Opera throught other eyes. Stanford: Stanford University Press, 1994.
LEVIN,D. Choreographer’s Opera? Bodies, Voices, and Meaning in Pina Bausch’s Production of Gluck’s ‘Orpheus and Eurydice’. Vídeo disponível em http://www.vimeoinfo.com/video/45141609/david-levin-choreographers-opera-bodies-voice (Acessado em 02/04/2026).
MORRIS,C. Figaro Dances, Opera Dances: Response to Rebecca Schneider. The OperaQuarterly. pp. 170”“175, Vol. 31, No. 3, 2014.
PHILLIPS, E. R Gabriel Fauré: a guide to research (2nded.). London: Routledge, 2011.
PICON-VALLIN, B. Meyerhold. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ROBINSON, H. Love for Three Operas: The Collaboration of Vsevolod Meyerhold and Sergei Prokofiev. The Russian Review. pp. 287-304, Vol. 45, No. 3, 1986.
SCHNEIDER, R. Gesture to Opera: Yinka Shonibare’s Un ballo in maschera. The Opera Quarterly. pp. 155”“169, Vol. 31, No. 3, 2015.
SCHWARTZ, A. Medium Specificity: Response to Rebecca Schneider. The Opera Quarterly. Vol. 31, No. 3, pp.176”“18, 2014.
WAGNER,R. Opera and Drama (translated by W.Ashton Ellis). Nebraska: University of Nebraska Press, 1995.
WALTZ,S. Entwicklung der Choreographischen Oper (The Development of the Choreographic Opera). Disponível em http://www.sashawaltz.de/wp-content/uploads/Choreographische_Oper.pdf (Acessado em 27/03/2016).
YAARI,N. Myth into Dance: Martha Graham’s Interpretation of the Classical Tradition. International Journal of the Classical Tradition, pp. 221-242, Vol. 10, No. 2, 2003.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.