Documentação de processo criativo em dança contemporá‚nea a partir do processo criativo cerrado densidade ressoná‚ncia

Auteurs-es

  • Erica Bianco Bearlz Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i6.8444

Mots-clés :

Processo criativo, Documentação artística, Dança contemporânea, Gravidade.

Résumé

A partir da documentação do processo criativo de Cerrado Densidade Ressoná‚ncia, este artigo pretende discutir o percurso corporal do artista cê- nico a partir das demandas criativas da criação em dança contemporá‚nea, refletindo sobre a relação do corpo em movimento com a gravidade, apon- tando caminhos para uma reinvenção individual do movimento, ressaltando a possibilidade da documentação em si tornar-se também matéria prima criativa na composição da obra. No processo criativo de Cerrado Densidade Ressoná‚ncia foram utilizados como gatilhos poéticos reflexões a partir da leitura da filosofia fragmentária de Heráclito, da leitura fragmentada de al- guns estudos da imaginação de Bachelard e o bioma do Cerrado. Tais gatilhos conduziram toda a documentação. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Erica Bianco Bearlz, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB, foi professora substituta no Curso de Licenciatura em Dança na UFG entre 2015 e 2017. É bailarina, coreógrafa e diretora de ensaio da Giro 8 Cia de Dança em Goiânia.

Références

BEAVERS, W. Re-locating technique. Em The body ecletic: envolving pratices in dance training, 2008, p.126-133.

BONFITTO, M. A cinética do invisível: processos de atu-ação no teatro de Peter Brook. Perspectiva, 2009.

BRETAS, I. F. A festa caçada da rainha no estado de Goiás: um diálogo entre lugar e identidade. 2015. 166 f. Tese (Doutorado em Geografia) ”“ Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

DUBATTI, J. O teatro dos mortos: introdução a uma filo-sofia do teatro. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2016.

KAHN, C. H. A arte e o pensamento de Heráclito: uma edição dos fragmentos com tradução e comentário. São Paulo: Paulus, 2009.

MACHADO, M. M. O diário de bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Sala Preta, v. 2, p. 260-263, 2002.Graduação em Arte, Universidade de Brasília, 2010.

MARTINS, M. V. S. O pensamento de Heráclito: uma aproximação com o pensamento de Parmênides. 2007.

MOTA, M. Teatro musicado, roteiro diagramático e seminários interdisciplinares: experiências em pesquisa, ensino e criação no laboratório de dramaturgia da universidade de brasília. Cena, n. 19, 2016.

ROCHA, Zeferino. Heráclito de Éfeso, filósofo do Lógos. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 7, n. 4, p. 7-31, 2004.

SILVEIRA, J. C. F., e J. Z. VITIELLO. Repensando a dança contemporânea: aproximações com a dança moderna e a educação somática. O Percevejo Online 7, nº 1 (2016): 28-39.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-10

Comment citer

Bearlz, E. B. (2017). Documentação de processo criativo em dança contemporá‚nea a partir do processo criativo cerrado densidade ressoná‚ncia. Dramaturgias, (6), 36–69. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i6.8444