A preparação corporal como facilitadora da expressão vocal: uma prática para um corpo em exposição
DOI :
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i5.8105Mots-clés :
Corpo-voz, Preparação corporal, Jogos de improvisação, Expressão vocal, TelejornalitasRésumé
Este artigo aborda os princípios que fundamentam uma preparação corporal como facilitadora da expressão vocal para pro ssionais que trabalham com o corpo em exposição. A metodologia desenvolvida foi resultado de práticas em o cinas de jogos corporais e teatrais voltados para a expressividade cor- po-voz de apresentadores de telejornal.
Téléchargements
Références
ALVES, Rubem. O amor que acende a lua. Campinas, SP: Papirus, 1999. Escutatória, p. 65 - 71
ALVES, Rubem. O retorno e terno... 16ª Ed. Campinas, SP: Papiros, Speculum, 1992. Tênis X Frescobol, p. 51-53.
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
CALAIS-GERMAIN, Blandine, LAMOTTE, Andrée. Anatomia para o movi-mento, volume 2: base de exercícios. São Paulo: Manole, 1991.
CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CHRISTÓFARO, Gabriela Córdova. Marilene Martins: a dança moderna em Belo Horizonte, Livro 6. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010. Série Personalidades da Dança em Minas Gerais ”“ Prêmio Funarte Klauss Vianna para Dança 2009. Org. Arnaldo Leite Alvarenga.
COTES, Claudia. O estudo dos gestos vocais e corporais no telejornalismo brasileiro. 2008. 200 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) ”“ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo, 2008.
COTES, Cláudia. A expressividade no telejornalismo brasileiro. In: GAMA, Ana; KYRILLOS, Leny; FEIJÓ, Deborah (Orgs.). Fonoaudiologia e Telejornalismo. Relatos do IV Encontro Nacional de Fonoaudiologia da Central Globo de Jornalismo. Rio de Janeiro: Editora REVINTER, 2005. p. 39 ”“ 59.
COTES, Cláudia. O corpo. In: KYRILLOS, Leny; COTES, Claudia e FEIJÓ, Deborah. (Org.). Voz e Corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003a. p. 67 ”“ 100.
COTES, Cláudia. Avaliando o Corpo. In: KYRILLOS, Leny (Org.). Fonoaudiologia e Telejornalismo. Relatos de experiências na Rede Globo de Televisão. Rio de Janeiro: Editora REVINTER, 2003b. p. 89 ”“ 110.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Ed. Hucitec, 2006.
FEIJÓ, Deborah. A fala. In: KYRILLOS, Leny; COTES, Claudia e FEIJÓ, Deborah (Org.). Voz e Corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003. p. 45 ”“ 66.
GELEWSKI, Rolf. Ver, ouvir, movimentar-se: dois métodos e reflexões refe-rentes à improvisação na dança. Salvador: Nós Editora, 1973.
GROTOWSKI, Jersy. O teatro laboratório de Jersy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2007.
HENFIL FILHO, Henrique. Criatividade e potencialidade: a inspiração é um cachorro preto, um doberman bem aí atrás de você. Revista de Psicologia, out/1982, ano V, n. 28, Grupo Editorial Spagat. Disponível em: <http://www.bancodeescola.com/henfil.htm>. Acesso: 30 jul. 2015.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.
KYRILLOS, Leny. A voz. In: KYRILLOS, Leny; COTES, Claudia e FEIJÓ, Deborah. Voz e Corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003a. p. 19 ”“ 44.
LINKLATER, Kristin. Freeing the natural voice. New York: Drama Publishers, 1976.
LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Teatro do movimento: um método para um intérprete criador. Brasília: LGE Editora, 2003/ 2º edição, 2007.
LOPES, Leonardo Wanderley. Do Texto ao Contexto: A Prosódia na Construção da Intencionalidade no Relato de Notícias. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Recife, 2006.
MARIA, Alice. História da Fonoaudiologia no Telejornalismo. In: FEIJÓ, Deborah; KYRILLOS, Leny (Orgs.) Fonoaudiologia e Telejornalismo.Baseado no III Encontro Nacional de Fonoaudiologia da central Globo de Jornalismo. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2004. p.1 - 3.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Na dança e na educação: o círculo como prin-cípio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 177-193, jan./abr. 2009.
PASSOS, Juliana Cunha. Rolf Gelewski: e a improvisação na criação em dança: formas, espaço e tempo. Curitiba: Editora Prismas, 2015.
PEREIRA, Mônica Tavares. Jogos de Improvisação Cênica: relato de um per-curso em prática. II Engrupedança: Diálogos e Dinâmicas, UNIRIO, RJ/RJ ISSN nº 1982-2863. 2009.
PEREIRA, Mônica Tavares. Preparação corporal para apresentadores de telejornalismo: uma discussão a partir de oficinas de jogos de improvisação. Dissertação (Mestrado ”“ Mestrado em Artes Cênicas) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.
RECTOR, Monica; COTES, M. Cláudia. Uso das expressividades corporal e articulatória. In: KYRILLOS, Leny (Org.). Expressividade ”“ Da teoria à pratica. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2005. p. 57 ”“ 74.
REYNER, Igor R. Pierre Schaeffer e sua teoria da escuta. Revista Eletrônica da ANPPOM, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. ISSN 1517”“7017 v. 17, n. 2, 2011.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
STIER, Cida. A comunicação através dos tempos. In: KYRILLOS, Leny (Org.). Expressividade ”“ Da teoria à pratica. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2005. p. 181 ”“ 188.
SPOLIN, Viola. Improvisation for the theater: a handbook of teaching and directing techniques. 3ª ed. Illinois: Northwestern University Press, 1999.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2001.
VIANNA, Klauss. A dança. 3ª ed. São Paulo: Summus, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.