A preparação corporal como facilitadora da expressão vocal: uma prática para um corpo em exposição
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i5.8105Keywords:
Body-voice, Body training, Physical and Theater improvisation games, Voice expressiveness, TV broadcast journalists.Abstract
This article is about the fundamentals of body training that fosters and enhances voice expressiveness for those who speak in public, exposing their bodies. The developed methodology is a result of workshops on physical and theater improvisation games for improving overall visual expressiveness and consequently contribute positively to better communication by TV broadcast journalists.
Downloads
References
ALVES, Rubem. O amor que acende a lua. Campinas, SP: Papirus, 1999. Escutatória, p. 65 - 71
ALVES, Rubem. O retorno e terno... 16ª Ed. Campinas, SP: Papiros, Speculum, 1992. Tênis X Frescobol, p. 51-53.
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
CALAIS-GERMAIN, Blandine, LAMOTTE, Andrée. Anatomia para o movi-mento, volume 2: base de exercícios. São Paulo: Manole, 1991.
CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CHRISTÓFARO, Gabriela Córdova. Marilene Martins: a dança moderna em Belo Horizonte, Livro 6. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010. Série Personalidades da Dança em Minas Gerais ”“ Prêmio Funarte Klauss Vianna para Dança 2009. Org. Arnaldo Leite Alvarenga.
COTES, Claudia. O estudo dos gestos vocais e corporais no telejornalismo brasileiro. 2008. 200 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) ”“ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo, 2008.
COTES, Cláudia. A expressividade no telejornalismo brasileiro. In: GAMA, Ana; KYRILLOS, Leny; FEIJÓ, Deborah (Orgs.). Fonoaudiologia e Telejornalismo. Relatos do IV Encontro Nacional de Fonoaudiologia da Central Globo de Jornalismo. Rio de Janeiro: Editora REVINTER, 2005. p. 39 ”“ 59.
COTES, Cláudia. O corpo. In: KYRILLOS, Leny; COTES, Claudia e FEIJÓ, Deborah. (Org.). Voz e Corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003a. p. 67 ”“ 100.
COTES, Cláudia. Avaliando o Corpo. In: KYRILLOS, Leny (Org.). Fonoaudiologia e Telejornalismo. Relatos de experiências na Rede Globo de Televisão. Rio de Janeiro: Editora REVINTER, 2003b. p. 89 ”“ 110.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Ed. Hucitec, 2006.
FEIJÓ, Deborah. A fala. In: KYRILLOS, Leny; COTES, Claudia e FEIJÓ, Deborah (Org.). Voz e Corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003. p. 45 ”“ 66.
GELEWSKI, Rolf. Ver, ouvir, movimentar-se: dois métodos e reflexões refe-rentes à improvisação na dança. Salvador: Nós Editora, 1973.
GROTOWSKI, Jersy. O teatro laboratório de Jersy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2007.
HENFIL FILHO, Henrique. Criatividade e potencialidade: a inspiração é um cachorro preto, um doberman bem aí atrás de você. Revista de Psicologia, out/1982, ano V, n. 28, Grupo Editorial Spagat. Disponível em: <http://www.bancodeescola.com/henfil.htm>. Acesso: 30 jul. 2015.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.
KYRILLOS, Leny. A voz. In: KYRILLOS, Leny; COTES, Claudia e FEIJÓ, Deborah. Voz e Corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003a. p. 19 ”“ 44.
LINKLATER, Kristin. Freeing the natural voice. New York: Drama Publishers, 1976.
LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Teatro do movimento: um método para um intérprete criador. Brasília: LGE Editora, 2003/ 2º edição, 2007.
LOPES, Leonardo Wanderley. Do Texto ao Contexto: A Prosódia na Construção da Intencionalidade no Relato de Notícias. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Recife, 2006.
MARIA, Alice. História da Fonoaudiologia no Telejornalismo. In: FEIJÓ, Deborah; KYRILLOS, Leny (Orgs.) Fonoaudiologia e Telejornalismo.Baseado no III Encontro Nacional de Fonoaudiologia da central Globo de Jornalismo. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2004. p.1 - 3.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Na dança e na educação: o círculo como prin-cípio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 177-193, jan./abr. 2009.
PASSOS, Juliana Cunha. Rolf Gelewski: e a improvisação na criação em dança: formas, espaço e tempo. Curitiba: Editora Prismas, 2015.
PEREIRA, Mônica Tavares. Jogos de Improvisação Cênica: relato de um per-curso em prática. II Engrupedança: Diálogos e Dinâmicas, UNIRIO, RJ/RJ ISSN nº 1982-2863. 2009.
PEREIRA, Mônica Tavares. Preparação corporal para apresentadores de telejornalismo: uma discussão a partir de oficinas de jogos de improvisação. Dissertação (Mestrado ”“ Mestrado em Artes Cênicas) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.
RECTOR, Monica; COTES, M. Cláudia. Uso das expressividades corporal e articulatória. In: KYRILLOS, Leny (Org.). Expressividade ”“ Da teoria à pratica. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2005. p. 57 ”“ 74.
REYNER, Igor R. Pierre Schaeffer e sua teoria da escuta. Revista Eletrônica da ANPPOM, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. ISSN 1517”“7017 v. 17, n. 2, 2011.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
STIER, Cida. A comunicação através dos tempos. In: KYRILLOS, Leny (Org.). Expressividade ”“ Da teoria à pratica. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2005. p. 181 ”“ 188.
SPOLIN, Viola. Improvisation for the theater: a handbook of teaching and directing techniques. 3ª ed. Illinois: Northwestern University Press, 1999.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2001.
VIANNA, Klauss. A dança. 3ª ed. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.