O poeta-músico Anacreonte e a política dos prazeres e do bem estar

Auteurs-es

  • José Roberto de Paiva Gomes UERJ

DOI :

https://doi.org/10.26512/dramaturgias22.48363

Mots-clés :

anacreonte de teos, educação musical, atenas, tirania, estilo de vida.

Résumé

Anacreonte de teos, na tirania de hiparco, em atenas, desenvolveu um modelo de musicalidade (lyrikos) caracterizado, a exemplo de sappho de lesbos, como poética amorosa. Discutiremos o simpósio anacreôntico como uma política cultural (a habrosyne). Abordaremos como adornos, canções e os acompanhamentos descrevem um discurso amoroso, sensual e erótico e um modelo ideal de conviva. A tirania desenvolveu o interesse pela cultura, o culto à juventude e a vida feliz.

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José Roberto de Paiva Gomes, UERJ

Doutor pelo PPGHC-UFRJ e Pós-Doutor pelo PPGH-UERJ e professor-colaborador do CEHAM-NEA-UERJ)

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Publié-e

2023-05-16

Comment citer

Gomes, J. R. de P. (2023). O poeta-músico Anacreonte e a política dos prazeres e do bem estar. Dramaturgias, (22), 523–537. https://doi.org/10.26512/dramaturgias22.48363