Cantigas para entoar risos ou a dramaturgia sonora em “Canções, Cançonetas e Caçarolas”

Auteurs-es

  • Francisco Alexsandro da Silva Cia. 2 em Cena

DOI :

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45015

Mots-clés :

Dramaturgia sonora, Musicalidade Clownesca, Palhaçaria

Résumé

O presente artigo toma como estudo o espetáculo “Canções, Cançonetas e
Caçarolas” da Cia. 2 em Cena, coletivo sediado em Recife-PE. Classificado como
pocket-show, a obra em questão, apresenta uma estrutura dramatúrgica alicerçada na musicalidade dos Palhaços circenses brasileiros. Assim como o próprio título sugere o espetáculo revisita canções, cançonetas, chulas, paródias, músicas que integraram e integram o repertório musical palhacesco. Buscar-se, neste estudo, analisar os elementos dramáticos e como os mesmos se articulam na extrema relação com a música. Para tal, utilizamos como material de estudo a reprodução audiovisual do espetáculo num processo de análise através do método de work print. Espera-se, através destes escritos, contribuir, de alguma forma, para as pesquisas acerca da música e sua relação com o universo do circo e da comicidade, ampliando assim os estudos sobre a performance sonora na cena circense e palhacesca.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Francisco Alexsandro da Silva, Cia. 2 em Cena

Professor de circo e teatro, encenador, dramaturgo e Palhaço. Integrante-fundador da Cia. 2 em Cena, coletivo circense sediado em Recife-PE. Mestre em Artes Cênicas / UFRN, Licenciado em Teatro /UNÍTALO, Especialista em Literatura Brasileira e Licenciado em LETRAS (Português/Espanhol) pela Faculdade Frassinetti do Recife.

Références

ALAVARCE, Camila da Silva. A ironia e suas refrações: um estudo sobre a dissonância na paródia e no riso, 2008, 120f. Tese (Doutorado em Estudos Literários). UNESP, Araraquara, 2008.

LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: uma pedagogia da criação teatral. Com colaboração de Jean- Gabriel Carasso e de Jean-Claude Lallias; tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: SENAC SP, 2010.

MELO FILHO, Celso Amâncio de. A música como recurso cênico de palhaços:

Cia Teatral Turma do Biribinha e Circo Amarillo. São Paulo: UNESP, Dissertação

de mestrado, 2013.

MILLER, Sidney. O Circo. Disponível em: https://www.letras.mus.br/nara-leao/

/. Acesso no dia 21 de novembro de 2021, às 17:00 h.

RODRIGUES, Sergio Manoel. Carnavalização e paródia em Álbum de Família, de

Nelson Rodrigues, 2008, 120f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica

Literária). PUC-SP, São Paulo, 2008.

SILVA, Erminia, MELO FILHO, Celso Amâncio. Palhaços excêntricos musicais. Erminia Silva e Celso Amâncio de Melo Filho. Rio de Janeiro: Grupo Off-sina, 2014.

SILVA, Francisco Alexsandro da. Canções, Cançonetas e Caçarola. Disponível

em: https://www.youtube.com/watch?v=t_sfQSw-mAQ. Acesso no dia 20 de novembro

de 2021, às 14:00 h.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-28

Comment citer

Silva, F. A. da. (2022). Cantigas para entoar risos ou a dramaturgia sonora em “Canções, Cançonetas e Caçarolas”. Dramaturgias, (19), 263–274. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45015