A performance musical na pintura dos vasos áticos e ápulos (séc. VIIV a.C.): os instrumentos de corda

Auteurs-es

  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44688

Mots-clés :

Performance musical, Instrumentos de corda, Magna Grécia, Iconografia Cerâmica

Résumé

O presente artigo tem o propósito de analisar a performance dos instrumentos de corda na Antiguidade grega, focando os séculos VI a IV a.C. e os espaços da Grécia egeia, particularizado em Atenas, e da Grécia ocidental, circunstanciado na Itália Meridional, em Tarento e na Apúlia, a hinterlândia indígena itálica. Estudo especificamente a representação iconográfica das técnicas do krouein (tocar as cordas com o plektron) e do psallein (tocar com os dedos), interpretando aspectos culturais relacionados. Observo também a emergência no Sul da Itália de um gosto pela música instrumental, como um efeito local da Nova Música.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisador CNPQ PQ 1d
Humboldt-Foundation Research Fellow
Chercheur résident | École française de Rome
Universidade Federal de Pelotas

Références

ARISTOTLE. Problems. Books I-XX. Edited and translated by Robert Mayhew,

Cambridge, 2011.

BARKER, A. Greek Musical Writings. Vol. 1. The Musician and his Art. Cambridge:

University Press, 1989.

DI GIULIO, A. Iconografia degli strumenti musicali sui monumenti artistici del

Salento. Vol. I e II. Tese di Laurea, Pavia, 1983.

LOHMANN, H. Grabmäler auf unteritalischen Vasen. Berlin, 1979.

MAAS, M.; SNYDER, J. M. Stringed Instruments of Ancient Greece, Yale, 1989.

PAQUETTE, D. L’instrument de musique dans la céramique de la Grèce antique,

Paris, 1984.

PLATO. Plato in Twelve Volumes, vols. x-xi, translated by R. G. Bury, Cambridge

(MA) and London, 1968.

PLATO. Platonis Opera. Edited by John Burnet, Oxford, 1903.

SCHAUENBURG, K. Studien zur unteritalischen Vasenmalerei. Band IV-V. Kiel:

Verlag Ludwig, 2002.

VERGARA CERQUEIRA, F. The ‘Apulian Cithara’ on the Vase-Paintings of the 4th

c. BC: Morphological and Musical Analysis. In: Telestes. International Journal of

Archeomusicology and Archaeology of Sound, 1, 2021: 47-70.

VERGARA CERQUEIRA, F. A harpa e a harpista em Atenas no final do V século.

Entre a esposa bem-nascida e a cortesã: registros literários e iconográficos em

descompasso? In: Maria Regina Cândido (org.). Mulheres na Antiguidade: Novas

Perspectivas e Abordagens. Rio de Janeiro: UERJ/NEA; Gráfica e Editora DG Ltda.,

, v.1, pp. 138-156.

VERGARA CERQUEIRA, F. The Apulian cithara, a musical instrument of the love

sphere. Social and symbolic dimensions according to space representation. In:

Sophie Montel e Airton Pollini (orgs.). La question de l’espace au ive siècle av.

J.-C. dans les mondes grec et étrusco-italique : continuités, ruptures, reprises.

Collection Institut des sciences et techniques de l’Antiquité (ISTA), Besançon,

, pp.277-306.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-28

Comment citer

Cerqueira, F. V. (2022). A performance musical na pintura dos vasos áticos e ápulos (séc. VIIV a.C.): os instrumentos de corda. Dramaturgias, (19), 72–85. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44688