A performance musical na pintura dos vasos áticos e ápulos (séc. VIIV a.C.): os instrumentos de corda

Autores/as

  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44688

Palabras clave:

Performance musical, Instrumentos de corda, Magna Grécia, Iconografia Cerâmica

Resumen

O presente artigo tem o propósito de analisar a performance dos instrumentos de corda na Antiguidade grega, focando os séculos VI a IV a.C. e os espaços da Grécia egeia, particularizado em Atenas, e da Grécia ocidental, circunstanciado na Itália Meridional, em Tarento e na Apúlia, a hinterlândia indígena itálica. Estudo especificamente a representação iconográfica das técnicas do krouein (tocar as cordas com o plektron) e do psallein (tocar com os dedos), interpretando aspectos culturais relacionados. Observo também a emergência no Sul da Itália de um gosto pela música instrumental, como um efeito local da Nova Música.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisador CNPQ PQ 1d
Humboldt-Foundation Research Fellow
Chercheur résident | École française de Rome
Universidade Federal de Pelotas

Citas

ARISTOTLE. Problems. Books I-XX. Edited and translated by Robert Mayhew,

Cambridge, 2011.

BARKER, A. Greek Musical Writings. Vol. 1. The Musician and his Art. Cambridge:

University Press, 1989.

DI GIULIO, A. Iconografia degli strumenti musicali sui monumenti artistici del

Salento. Vol. I e II. Tese di Laurea, Pavia, 1983.

LOHMANN, H. Grabmäler auf unteritalischen Vasen. Berlin, 1979.

MAAS, M.; SNYDER, J. M. Stringed Instruments of Ancient Greece, Yale, 1989.

PAQUETTE, D. L’instrument de musique dans la céramique de la Grèce antique,

Paris, 1984.

PLATO. Plato in Twelve Volumes, vols. x-xi, translated by R. G. Bury, Cambridge

(MA) and London, 1968.

PLATO. Platonis Opera. Edited by John Burnet, Oxford, 1903.

SCHAUENBURG, K. Studien zur unteritalischen Vasenmalerei. Band IV-V. Kiel:

Verlag Ludwig, 2002.

VERGARA CERQUEIRA, F. The ‘Apulian Cithara’ on the Vase-Paintings of the 4th

c. BC: Morphological and Musical Analysis. In: Telestes. International Journal of

Archeomusicology and Archaeology of Sound, 1, 2021: 47-70.

VERGARA CERQUEIRA, F. A harpa e a harpista em Atenas no final do V século.

Entre a esposa bem-nascida e a cortesã: registros literários e iconográficos em

descompasso? In: Maria Regina Cândido (org.). Mulheres na Antiguidade: Novas

Perspectivas e Abordagens. Rio de Janeiro: UERJ/NEA; Gráfica e Editora DG Ltda.,

, v.1, pp. 138-156.

VERGARA CERQUEIRA, F. The Apulian cithara, a musical instrument of the love

sphere. Social and symbolic dimensions according to space representation. In:

Sophie Montel e Airton Pollini (orgs.). La question de l’espace au ive siècle av.

J.-C. dans les mondes grec et étrusco-italique : continuités, ruptures, reprises.

Collection Institut des sciences et techniques de l’Antiquité (ISTA), Besançon,

, pp.277-306.

Publicado

2022-04-28

Cómo citar

Cerqueira, F. V. (2022). A performance musical na pintura dos vasos áticos e ápulos (séc. VIIV a.C.): os instrumentos de corda. Dramaturgias, (19), 72–85. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44688