Cruzamentos da memória e da tecnologia com as artes cênicas

Auteurs-es

  • Maria João Brilhante Universidade de Lisboa

DOI :

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi12.28687

Mots-clés :

Memória. Arquivo. Tecnologia digital. Artes cénicas.

Résumé

O dossiê que aqui se apresenta encerra quatro perspetivas para abordar a relação que podemos traçar entre a memória e a tecnologia no á‚mbito do estudo das artes cénicas. Dois dos artigos situam a pesquisa no século XIX e lançam um olhar sobre, num caso, a relação entre a fotografia como nova tecnologia ao serviço da representação do mundo e o teatro, noutro caso sobre a importá‚ncia da imprensa periódica na construção de uma sociedade e de um campo teatral em emergência. Os dois outros artigos apresentam o impacto da tecnologia da informação e dos arquivos no estudo do teatro e da cultura, contribuindo para a discussão acerca da sua relação com o fazer da história contemporá‚nea e com a ação sobre a memória.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria João Brilhante, Universidade de Lisboa

Professora Catedrática, ligada ao CET.

Références

Christopher B. Balme, 1997, “Interpreting the Pictorial Record: Theatre
Iconography and the Referential Dilemna”, Theatre Research International, volume 22, Number 3, pp. 190- 201

Téléchargements

Publié-e

2019-12-16

Comment citer

Brilhante, M. J. (2019). Cruzamentos da memória e da tecnologia com as artes cênicas. Dramaturgias, (12), 7–13. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi12.28687