Composição musical e teatralidade em Speaking Drums, de Péter Eötvös
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8659Palabras clave:
composição musical, teatralidade, poesia sonora, percussão múltipla, EötvösResumen
Como Péter Eötvös aborda o potencial de teatralidade da performance musical na composição do concerto para percussão e orquestra Speaking Drums? As respostas aqui apresentadas são construídas com base em informações contextuais sobre a com- posição da peça e no estudo de sua partitura, em diálogo com referências que permitem conceituar, contextualizar e discutir a questão. Eötvös conecta composição e teatralidade da performance musical ao se valer da visualidade e gestualidade que emergem da per- cussão múltipla, ao investir no potencial expressivo do solista a quem confiou a grava- ção da obra e ao utilizar a poesia sonora como material composicional e elo simbólico para instauração da narrativa dos tambores falantes. A contribuição fundamental desta reflexão é destacar que uma tal abordagem composicional teatralizante não se restringe a repertórios de caráter predominantemente cênico, como teatro instrumental e teatro musical, mas permite ao compositor apropriar-se de uma gama de possibilidades esté- ticas relativas aos aspectos espaciais, visuais, gestuais e representacionais da situação de performance musical.
Descargas
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BINGÖL, Ann-yi. Description. In: Speaking Drums. Mainz: Schott Music, 2013. Disponível em <https://en.schott-music.com/shop/speaking-drums.html>, acesso em setembro de 2016.
BOSSEUR, Dominique; BOSSEUR, Jean-Yves. Revoluções musicais: a música contemporânea depois de 1945. Lisboa: Editorial Caminho, 1990.
CHAVES, Celso Giannetti Loureiro. Transformações, admissibilidades, rupturas e continuidades: discurso sobre a evolução da música. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 21, n. 1 e 2, 2014, p. 200-221. Disponível em <https://seer.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/1734/1242>, acesso em outubro de 2016.
_________________________________. Por uma pedagogia da composição musical. In: FREIRE, Vanda (Ed.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010, pp. 82-95.
CLEMENTS, Andrew. Eötvös/DoReMi; Cello Concerto Grosso CD review ”“ unexpected ideas, brilliant effects. The Guardian [online], Londres, <https://www.theguardian.
com/music/2016/may/05/eotvos-doremi-cello-concerto-grosso-speaking-drums-cd-review>, 5 mai. 2016.
EÖTVÖS, Péter. Speaking Drums (2012-2013). [Vídeo] hr-Sinfonieorchester; Martin Grubinger, percussão; Vasily Petrenko, regente. Frankfurt: hr2 kultur, 2016. Disponível em <https://youtu.be/u8fqnipmUPA>, acesso em junho de 2016.
______________. DoReMi, Cello Concerto Grosso & Speaking Drums. [CD] Peter Eötvös (compositor e regente), Martin Grubinger (percussão), Midori (violino), Jean--Guihen Queyras (cello), Orchestre Philharmonique de Radio France. Paris: Alpha Classics / Outhere Music, 2014.
______________. Speaking Drums (2012-2013). [Partitura] Mainz: Schott Music, 2013.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório, Salvador, n. 16, 2011, pp. 11-23.
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Tradução: Aldomar Conrado. 4a edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
GRUBINGER, Martin; EÖTVÖS, Péter. Martin Grubinger spielt “Speaking Drums” von Péter Eötvös. [Vídeo] Bayern: Bayerischer Rundfunk, 2014. Disponível em
youtu.be/9SNS_bsHSrI>, acesso em setembro de 2016.
KEEFE, Simon P. Mozart’s piano concertos: dramatic dialogue in the Age of Enlightenment. Rochester, NY: The Boydell Press, 2001.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
ROESNER, David. Introduction: Composed Theatre in context. In: REBSTOCK, Matthias; ROESNER, David (Ed.). Composed Theatre: aesthetics, practices, processes. Kindle Edition. Intellect: Bristol, UK / Chicago, USA, 2012.
SCHICK, Steven. On the bridge: the beginnings of contemporary percussion music. [Recital-palestra] San Diego: University of California Television, 2013. Disponível em <https://youtu.be/-lkAOZC1w3g>, acesso em setembro de 2016.
SERALE, Daniel Osvaldo. Performance no teatro instrumental: o repertório brasileiro para um percussionista. Dissertação (Mestrado em Música) ”“ Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.