Contadores de Rosa / em Rosa: a performance dos contadores de estórias de Cordisburgo e a presença do contador nas estórias de João Guimarães Rosa

Autores/as

  • Marcela Mapurunga Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i4.8532

Palabras clave:

Guimarães Rosa; Paul Zumthor; performance; contadores de estórias; Cordisburgo.

Resumen

ste ensaio é dividido em duas partes e, na primeira delas, tendo como base a teoria de comunicação poética de Paul Zumthor, analisaremos seis perfor- mances de dois grupos de contadores de estórias de Cordisburgo, Minas Gerais, que divulgam a obra do escritor João Guimarães Rosa por meio de apresen- tações públicas. Na segunda parte, utilizaremos as noções de Zumthor para analisar a presença do contador de estórias na obra de Guimarães Rosa, a partir das personagens Joana Xaviel e Camilo, de Uma estória de amor; e Laudelim, de O Recado do Morro, dois contos da obra Corpo de Baile. 

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Biografía del autor/a

Marcela Mapurunga, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Metafísica, UnB.

Publicado

2017-10-27

Cómo citar

Mapurunga, M. (2017). Contadores de Rosa / em Rosa: a performance dos contadores de estórias de Cordisburgo e a presença do contador nas estórias de João Guimarães Rosa. Dramaturgias, (4), 238–307. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i4.8532

Número

Sección

Ideias e críticas