Final Fantasy VII Remake e a paisagem sonora do jogo: estrutura, características e funções

Autores/as

  • Mathews Vinicius J. F. da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45013

Palabras clave:

Paisagem sonora, Jogos digitais, Final Fantasy VII Remake, Estudos do som

Resumen

Este artigo explora o conceito de Paisagem Sonora no universo dos Jogos Digitais e, para tal, precisamos nos situar neste universo. Dessa maneira, trabalhamos o conceito de Objetos Sonoros de Stockburguer que, diferente da acepção de Pierre Schaeffer, faz referência aos mecanismos lógicos do jogo e se divide em categorias que comportam os tipos de sons de um jogo, desde os efeitos sonoros dos menus até a música. São abordadas, também, as funções que cada uma dessas categorias de Objetos Sonoros desempenham na mídia Jogos Digitais e as relações acústicas e contextuais que eles exercem na Paisagem Sonora que se transforma constantemente. Assim, procuro discutir quais são os impactos de se conhecer o som do jogo de duas perspectivas: a de um jogador e a de um compositor. E, por fim, proponho uma análise de um trecho do jogo Final Fantasy VII Remake como forma de observar e trabalhar os conceitos estabelecidos até então.

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Biografía del autor/a

Mathews Vinicius J. F. da Silva, Universidade de Brasília

Mestrando em Música pela Universidade de Brasília em Processos de Criação em Música no PPG-MUS. Graduado em Comunicação Social – Audiovisual (2017).

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Publicado

2022-04-28

Cómo citar

Silva, M. V. J. F. da. (2022). Final Fantasy VII Remake e a paisagem sonora do jogo: estrutura, características e funções. Dramaturgias, (19), 218–242. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45013