Poesia Mélica Grega Arcaica e sua performance: alguns dados iniciais para eventuais composições melódicas

Autores/as

  • Roosevelt Rocha Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Mélica Grega, Performance, Teoria musical grega antiga

Resumen

Neste texto, discutirei algumas informações iniciais que precisamos ter em mente quando pensamos sobre a performance da poesia mélica grega arcaica: métrica, ocasiões de performance, instrumentos musicais e harmonias citadas pelos diversos autores. A partir desses dados, quero debater até que ponto seria possível ter alguma ideia de como as canções de Estesícoro, Baquílides e Píndaro, por exemplo, foram cantadas em suas primeiras apresentações e mesmo quando eram reinterpretadas em situações diferentes do contexto de execução original. Desse modo, espero fomentar a discussão sobre esse tema tão importante para uma apreciação que vá além da leitura do texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARKER, A. Greek Musical Writings. Vol I: The Musician and his Art. Cambridge,

Cambridge University Press, 1984.

BARKER, A. Greek Musical Writings. Vol II: Harmonic and Acoustic Theory.

Cambridge, Cambridge University Press, 1989.

BARKER, A. ‘La musica di Stesicoro’, In: Quaderni Urbinati di Cultura Classica,

vol. 67, n. 1, 2001, p. 7-20.

BOWIE, E. L. ‘Early Greek Elegy, Symposion, and Public Festival’, In: RUTHERFORD,

I. (ed.) Greek Lyric. Oxford: Oxford University Press, p. 110-149.

COLOMER, L.; GIL, B. Arístides Quintiliano. Sobre la Música. Introducción, traducción

y notas de Luis Colomer y Begoña Gil. Madrid: Gredos, 1996.

D’ANGOUR, A. ‘The New Music: So What’s New?’, In: GOLDHILL, S.; OSBORNE, R.

Rethinking Revolutions through Ancient Greece, Cambridge: Cambridge University

Press, 2006, p. 264–83.

D’ANGOUR, A. ‘Music and Movement in the Dithyramb’, In: KOWALZIG, B.; Wilson,

P. (eds.). Dithyramb in Context. Oxford: Oxford University Press, 2013, p.

–210.

D’ANGOUR, A. ‘“Old” and “New” Music: The Ideology of Mousike’, In: LYNCH, T.;

ROCCONI, E. (eds.) A Companion to Ancient Greek and Roman Music. Cambridge:

Wiley/Blackwell, 2020, p. 409-420.

DAVIES, M.; FINGLASS, P. J. Stesichorus. The Poems. Cambridge: Cambridge

University Press, 2014.

DONADI, F.; MARCHIORI, A. Dionigi d’Alicarnasso. La composizione stilistica.

Trieste: Edizioni Università di Trieste, 2013.

GENTILI, B.; LOMIENTO, L. Metrica e ritmica. Storia delle forme poetiche della

Grecia Antica. Milano: Mondadori.

HAGEL, S. Ancient Greek Music. A New Technical History. Cambridge: Cambridge

University Press, 2010.

LYNCH, T.; ROCCONI, E. (eds.) A Companion to Ancient Greek and Roman Music.

Cambridge: Wiley/Blackwell, 2020.

MARTINELLI, M. C. ‘Documenting Music’, In: LYNCH, T.; ROCCONI, E. (eds.) A

Companion to Ancient Greek and Roman Music. Cambridge: Wiley/Blackwell,

, p. 103-115.

MATHIESEN, T. J. Apolo’s Lyre. Greek Music and Music Theory in Antiquity and

the Middle Ages. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1999.

PÖHLMANN, E. Ancient Music in Antiquity and Beyond. Berlin/Boston: De Gruyter,

PÖHLMANN, E.; WEST, M. L. (eds.) Documents of Ancient Greek Music. Oxford:

Clarendon, 2001.

PROBERT, P. Ancient Greek Accentuation. Oxford: Oxford University Press, 2006.

ROCHA, R. ‘Uma Introdução à Teoria Musical na Antiguidade Clássica’, In: Via

Litterae, v. 1, n. 1, 2009, p. 138-164.

ROCHA, R.(a) ‘Estesícoro entre Épica e Drama’, In: Phaos, 9, 2009, pp. 65-79.

ROCHA, R. ‘Plutarco. Sobre a Música’, In: SOARES, C.; ROCHA, R. Plutarco. Obras

Morais. Sobre o afeto aos filhos. Sobre a Música. Coimbra: Imprensa da

Universidade de Coimbra, 2010, p. 66-243.

ROCHA, R. ‘Lírica Grega Arcaica e Lírica Moderna: Uma comparação’, In: Philia &

Filia, v. 3, n. 2, 2012, p. 84-97.

SEAFORD, R. Tragedy, Ritual and Money in Ancient Greece. Cambridge: Cambridge

University Press, 2018.

WEST, M. L. Ancient Greek Music. Oxford: Clarendon, 1992.

Publicado

2022-04-28

Cómo citar

Rocha, R. (2022). Poesia Mélica Grega Arcaica e sua performance: alguns dados iniciais para eventuais composições melódicas. Dramaturgias, (19), 86–103. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/44689