Aristóxeno de Tarento e os fragmentos de suas obras que tratam da música: discussão introdutória e tradução de alguns fragmentos escolhidos

Autores

  • Roosevelt Rocha Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Aristóxeno de Tarento, Fragmentos, Pitagorismo, Platonismo, Teoria do ethos.

Resumo

Neste breve texto, apresento uma introdução ao estudo dos fragmentos de aristóxeno de tarento, ofereço traduções de alguns textos selecionados e faço comentários resumidos. Meu objetivo geral era demonstrar que, para além da influência da escola peripatética e de aristóteles, que foi seu mestre, aristóxeno conservou uma parte de sua formação pitagórica, que recebeu em sua juventu- de, e manteve também algum diálogo com o pensamento platônico. Desse modo, sua obra vai além do tecnicismo característico do tratado elementos de teoria harmônica e abarca outros interesses como a história, a biografia e a influência da música sobre a alma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, W. D. Ethos and Education in Greek Music, The Evidence of Poetry and Philosophy, Cambridge (Mass.): Harvard University Press, 1966.

ANDERSON, W. D. Music and Musicians in Ancient Greece, Ítaca e Londres: Cornell University Press, 1994.

BARKER, A. Greek Musical Writings, vol. I (The Musician and his Art), Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

BARKER, A. Greek Musical Writings, vol. II (Harmonic and Acoustic Theory), Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

BARKER, A. The Science of Harmonics in Classical Greece. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

BARKER, A. Ancient Greek Writers on their Musical Past, Pisa-Roma: Fabrizio Serra, 2014.

BÉLIS, A. Aristèxene de Tarente et Aristote. Le Traité d’Harmonique. Paris: Klincksieck, 1986.

BÉLIS, A. Harmonique. IN: Brunschwig, Jacques; Lloyd, Geoffrey; Pellegrin, Pierre (eds.) Le Savoir Grec. Dictionnaire Critique, Paris: Flammarion, p. 352-367, 1996.

BURKERT, W. Lore and Science in Ancient Pythagoreanism. Tradução para inglês de Edwin L. Minar, Jr. Cambridge (Mass.): Harvard University Press, 1972.

CHAILLEY, J. La musique Grecque Antique, Paris: Les Belles Letres, 1979.

COMOTTI, G. Music in Greek and Roman Culture, Baltimore and London: Johns Hopkins University Press, 1989.

DA RIOS, R. Aristoxeni Elementa Harmonica, Roma: Typis Publicae Officinae Polygraphicae, 1954.

DAVIES, M. e FINGLASS, P. J. (eds.) Stesichorus. The poems. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

DORANDI, T. Rezension von: Stefan Ikarus Kaiser (Hg.): Die Fragmente des Aristoxenos aus Tarent. Neu herausgegeben und ergänzt, erläutert und übersetzt, Hildesheim: Olms 2010, in: sehepunkte 10 (2010), Nr. 5 [15.05.2010], URL: http://

www.sehepunkte.de/2010/05/17725.html. Acessado em 13/03/2023.

GENTILI, B. e PRETAGOSTINI, R. (eds.) La Musica in Grecia, Roma-Bari: Laterza, 1988.

GEVAERT, F. A. Histoire et Théorie de la Musique de l’Antiquité, 2 vols., Gand: Annoot-Braeckman, 1875-1881.

GIBSON, S. Aristoxenus of Tarentum and The Birth of Musicology. Nova York-Londres: Routeledge, 2005.

HENDERSON, I. Ancient Greek Music, IN: Wellesz, Egon (ed.) The New Oxford History of Music, Vol I, Londres-Oxford, p. 336-403, 1957.

JAN, K. von. Musici Scriptores Graeci. Leipzig: Teubner, 1899.

KAISER, S. I. Die Fragmente des Aristoxenus aus Tarent: Neu herausgegeben und ergänzt, erläutert und übersetzt. Hildesheim: Georg Olms Verlag, 2010.

LALOY, L. Aristoxène de Tarente, disciple d’Aristote, et la musique grecque, Paris: Société française d’imprimerie et de librairie, 1904; reimpressão: Genève: Minkoff, 1973.

LANDELS, J. G. Music in Ancient Greece and Rome, Londres e Nova Iorque: Routledge, 1999.

MACRAN, H. S. The Harmonics of Aristoxenus, Oxford: Clarendon, 1902; reimpressão: Hildesheim: Georg Olms Verlag, 1974.

MATHIESEN, T. J. Apollo’s Lyre. Greek Music and Music Theory in Antiquity and the Middle Ages, Lincoln e Londres: Nebraska University Press, 1999.

MERIANI, A. Sulla Musica Greca Antica, Napoli: Alfredo Guida, 2003.

MICHAELIDES, S. The Music of Ancient Greece. An Encyclopaedia, Londres: Faber and Faber, 1978.

PEARSON, L. Elementa Rhythmica: the Fragment of Book II and the Additional Evidence for the Aristoxenian Rhythmic Theory, Oxford: Clarendon, 1990.

PÉREZ CARTAGENA, F. J. Aristóxeno. Harmónica - Rítmica. IN: Urrea Méndez, Josefa; Pérez Cartagena, Francisco Javier; Redondo Reyes, Pedro. Hefestión, Métrica Griega; Aristóxeno, Harmónica - Rítmica; Ptolomeo, Harmónica. Madrid: Editorial Gredos, p. 215-365. [Biblioteca Clásica Gregos 383], 2009.

PERROT, S. Compte-rendu à Stefan Ikarus KAISER, Die Fragmente des Aristoxenos aus Tarent. Neuherausgegeben und ergänzt, erläutert und übersetzt von S. I. K. Hildesheim, Olms, 2010. 1 vol. 17 x 24 cm, XXXIX-247 p. (SPUDASMATA, 128). Disponível em https://www.persee.fr/doc/antiq_0770-2817_2011_num_80_1_3805_t16_0267_0000_2. Acessado em 13/03/2023.

ROCCONI, E. Aristoxenus, IN: Lexicon of Greek Grammarians of Antiquity. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1163/2451-9278_Aristoxenus_it>. 2015. Acessado em 06/04/2019.

ROCHA, R. Introdução à Teoria Musical Grega: Conceitos. IN: SOARES, C. e ROCHA, R. Sobre o Afecto aos Filhos. Sobre a Música. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2010. Disponível em https://digitalis-dsp.uc.pt/jspui/handle/10316.2/2389. Acessado em: 13/03/2023.

VISCONTI, A. Aristosseno di Taranto. Biografia e Formazine Spirituale, Nápoles: Centre Jean Bérard, 1999.

WEHRLI, F. Aristoxenus. Die Schule des Aristoteles, vol. 2, Basel: Schwabe, 1967.

WEST, M. L. Ancient Greek Music, Oxford: Clarendon Press, 1992.

ZANONCELLI, L. La manualistica musicale greca, (Euclide). Cleonide, Nicomaco, Excerpta Nicomachi. Bacchio il Vecchio, Gaudenzio, Alipio. Milano: Guerini Studio, 1990.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Rocha, R. (2023). Aristóxeno de Tarento e os fragmentos de suas obras que tratam da música: discussão introdutória e tradução de alguns fragmentos escolhidos. Dramaturgias, (22), 562–577. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/48367