Fidelio (1956): Um filme de Walter Felsenstein com a colaboração de Hanns Eisler
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi13.31075Palabras clave:
Opera. Fidelio. Walter Felsenstein. Hanns Eisler.Resumen
Objetivo deste trabalho é analisar o filme Fidelio, realizado por Walter Felsenstein com a colaboração de Hanns Eisler, recentemente publicado em dvd no á‚mbito da edição monumental que assinalou o trigésimo aniversário da morte do encenador (1901-1975). As circunstá‚ncias que deram origem ao projeto e o seu resultado final exigem uma breve retrospetiva sobre o percurso de Felsenstein como encenador de ópera e a sua teoria do Musiktheater. O acesso a grande parte das fontes a que recorri neste trabalho foi-me facultado no Felsenstein-Archiv da Akademie der Künste (Academia das Artes) em Berlim, a quem agradeço o precioso apoio que me foi proporcionado.
Descargas
Citas
Adorno, Gesammelte Schriften, 20 vols, Darmstadt: WBG, XV, 3-156.
Felsenstein, Walter (1986), Theater muß immer etwas Totales sein. Briefe, Aufzeichnungen, Reden, Interviews, Berlim: Henschelverlag.
Hofmann, Heinz (1957), “Da stiegen Menschen ans Licht, in: Deutsche Filmkunst, 9 (1957): 267-269.
Vieira de Carvalho, Mário (2010), “Defender a ópera contra os seus entusias- tas: ‘Musiktheater’ de Walter Felsenstein a Peter Konwitschny”, in: IX Colóquio de Outono - Estudos Performativos: Global Performance / Political Performance (eds. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa, Vítor Moura), V.N. Famalicão, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho / Ed. Húmus, 2010: 257-272.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.