O musical na cena brasileira contemporânea: aspectos intermidiais e possibilidades de estudo

Autores

  • Diógenes A. Vieira Maciel Universidade Estadual da Paraíba
  • Filipe Moura Galdino Universidade Estadual da Paraíba
  • Sanny Mielly Almeida de Moraes Barros Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Intermidialidade. Dramaturgia musical. Teatro contemporâneo.

Resumo

Trata-se de uma proposta de análise-interpretação voltada às formas do musical brasileiro, em perspectiva histórica e inserida no campo teórico da intermidialidade, com vistas a se definir o modelo genérico de tais formas na contemporaneidade. O corpus é constituído de dois textos, a saber, 7 ”“ O musical (2011), de Charles Möeller e Claudio Botelho (com músicas de Ed Motta), e Vingança (2014), de Anna Toledo (inspirada na obra de Lupicínio Rodrigues). Essa atenção, dada a tal especificidade de textos de dramaturgia, portanto, se compõe de modos de leitura (em construção) para compreender seus aspectos verbais (o libreto) e audiovisuais. Busca-se, então, ampliar a compreensão de que as formas de dramaturgia musical devem ser tomadas como de combinação de mídias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes A. Vieira Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Letras e Artes, , atuando no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade.

Filipe Moura Galdino, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Letras-Português. Bolsista PIBIC/CNPq/UEPB.

Sanny Mielly Almeida de Moraes Barros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras-Português. Bolsista PIBIC/CNPq/UEPB.

Referências

FOLEGATTI, Myrtes Maria da Silva. O musical modelo Broadway nos palcos brasileiros. Tese (Doutorado). PUC ”“ Rio de Janeiro. 2011.

FREIRE, Vanda Bellard. Rio de Janeiro, século XIX: cidade da ópera. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Morfologia literária. In:__. Da literatura comparada à teoria da literatura. 2. ed., revista e atualizada. Lisboa: Editorial Presença, 2001. p. 113-133.

MACIEL, Diógenes André Vieira. As relações intermidiáticas e as formas dramático-musicais. In: FLORY, Alexandre; PASCOLATI, Sonia (Orgs.). Teatro e Intermidialidade. Maringá: EdUEM, 2015. p. 79-94.

MÖELLER, Charles; BOTELHO, Claudio. 7 ”“ O musical. Encarte Revista de Teatro, SBAT, Rio de Janeiro, n. 526, julho/agosto de 2011.

MOTA, Marcus. A realização de óperas como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais. Música em contexto, n. III, 2009, p. 53-60.

MOTA, Marcus. Dramaturgia musical: problemas e perspectivas de um campo interartístico. III Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Goiânia, Brasil. Anais do... Goiânia, 2003.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Tradução de Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro: 1570-1908. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

RABETTI, Maria de Lourdes (Beti). Teatro e comicidades 2: modos de produção do teatro ligeiro carioca. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

RABETTI, Maria de Lourdes; MACIEL, Paulo M. C. Itinerário da opereta: do mapeamento de acervos a uma antologia das fontes selecionadas. In: PARANHOS, Kátia R. (Org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012. p. 59-80.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.

SHAKESPEARE, William. Sonho de uma noite de verão. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

SILVA, Marcel Vieira Barreto. Adaptação intercultural: em busca de um modelo analítico. Significação, São Paulo, ano 39, n. 38, 2012.

SILVA, Marcel Vieira Barreto. Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.

TOLEDO, Anna. Vingança. São Paulo: É Realizações, 2014.

VENEZIANO, Neide. É brasileiro, já passou de americano. Revista Poiésis, n. 16, p. 52-61, dez. 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Maciel, D. A. V., Galdino, F. M., & Barros, S. M. A. de M. (2016). O musical na cena brasileira contemporânea: aspectos intermidiais e possibilidades de estudo. Dramaturgias, 1(2-3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/8747