Composição musical e teatralidade em Speaking Drums, de Péter Eötvös

Autores

  • Heitor Martins Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8659

Palavras-chave:

composição musical, teatralidade, poesia sonora, percussão múltipla, Eötvös

Resumo

Como Péter Eötvös aborda o potencial de teatralidade da performance musical na composição do concerto para percussão e orquestra Speaking Drums? As respostas aqui apresentadas são construídas com base em informações contextuais sobre a com- posição da peça e no estudo de sua partitura, em diálogo com referências que permitem conceituar, contextualizar e discutir a questão. Eötvös conecta composição e teatralidade da performance musical ao se valer da visualidade e gestualidade que emergem da per- cussão múltipla, ao investir no potencial expressivo do solista a quem confiou a grava- ção da obra e ao utilizar a poesia sonora como material composicional e elo simbólico para instauração da narrativa dos tambores falantes. A contribuição fundamental desta reflexão é destacar que uma tal abordagem composicional teatralizante não se restringe a repertórios de caráter predominantemente cênico, como teatro instrumental e teatro musical, mas permite ao compositor apropriar-se de uma gama de possibilidades esté- ticas relativas aos aspectos espaciais, visuais, gestuais e representacionais da situação de performance musical. 

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

Oliveira, H. M. (2016). Composição musical e teatralidade em Speaking Drums, de Péter Eötvös. Dramaturgias, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8659

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