As ressoná‚ncias em Cria

Autores

  • Caísa Antunes Tibúrcio Guimarães Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i5.8106

Palavras-chave:

Dramaturgia musical, Processo criativo, Musicalidade, Ressonâncias, CRIA.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a musicalidade do espetácu- lo CRIA. A peça foi criada por mim, Nara Faria, Ana Flávia Garcia, Gabriela Muñoz e Décio Gorini, respectivamente: atrizes e diretoras; compositor das músicas. Essa análise utilizou vários aspectos estéticos enfrentados na relação assimétrica entre som e imagem, apoiando-se no pressuposto musical da res- soná‚ncia, como princípio para a criação, assim exposto por Bachelard (1978,1988). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caísa Antunes Tibúrcio Guimarães, Universidade de Brasília

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

BONDÃA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

DESGRANGES, Flávio. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta, São Paulo, n. 8, p. 11-20, 2008. Disponível em: <http://produ-cao.usp.br/handle/BDPI/32317>. Acesso em: 16 set. 2017.

ECO, Umberto. A obra aberta. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1991.

FREITAS, Alexandre Siqueira. Ressonâncias, reflexos e confluências: três maneiras de conceber semelhanças entre o sonoro e o visual em obras do século XX. 2012. 340f. Tese (Doutorado em Música). Escola de Comunicações e Artes Departamento de Música. Universidade de São Paulo, 2012.

GARCIA, Ana Flávia. [Depoimento]. Brasília. 2017. Entrevista concedida a Caísa Antunes Tibúrcio Guimarães. 2017.

GORBMAN, Claudia. Unheard melodies: narrative film music. Bloomington: Indiana University Press, 1987.

GORINI, Décio. [Depoimento]. Brasília. 2017. Entrevista concedida a Caísa Antunes Tibúrcio Guimarães. 2017.

GORINI, Décio. Trilha do sertão: música e imagem na representação do ser-tão no cinema brasileiro recente. Dissertação (Mestrado em Música). Departamento de Música. Universidade de Brasília, 2004.

HENRIQUE, Luís L. Acústica musical. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

JAMES, David. A working nodel for postgraduate practice based research across the creative arts. The Third Doctoral Education in Design Conference (DED3) proceedings. 2003.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte: e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

KENDRICK Lynne; ROESNER, David. Theatre noise: the sound or perfor-mance. Cambridge Scholars Publisching, UK, 2011.

LASSUS, Marie Pierre. Gaston Bachelard musicien: une philosophie des si-lences et des timbres. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2010. (Collection Esthétique et Sciences des Arts).

MEYERHOLD, Vsevolod Emilevitch. Do teatro/ vsévolod meyerhold. Tradução e notas de Diego Moschkovisch. São Paulo: Iluminuras, 2012.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. Tradução de Eliane Rocha. São Paulo: Summus, 1993.

OSTROWER, Fayaga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Editora Campus,1990.

SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Ed.UNESP, 1997.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1989.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Guimarães, C. A. T. (2017). As ressoná‚ncias em Cria. Dramaturgias, (5), 62–81. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i5.8106

Edição

Seção

Dossiê