A voz poética do palhaço cantor Eduardo das Neves
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45014Palavras-chave:
Eduardo das Neves, Vocalidade, Palhaço cantor, Musicalidade, FonogramaResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar a vocalidade do palhaço cantor
Eduardo das Neves em gravações realizadas pelo memo na Casa Edison no período 1908-1919. Em um processo de sedimentação da indústria fonográfica no Brasil, Eduardo das Neves era considerado o “Rei do Lundu”, sendo o primeiro artista negro a gravar discos em 1900. Investigo como as gravações do palhaço cantor Eduardo das Neves se tornaram um espaço para articulação de temas estruturantes e cotidianos em fins do século XIX e início do século XX. Para tanto, utilizo a noção de vocalidade de Zumthor (1993) para guiar a escuta e análise dos fonogramas do artista que estão disponíveis no acervo do Instituto Moreira Salles – IMS (2022). Aponto quais máscaras ele assumiu com os recursos de sua voz poética e quais foram as tensões sociais representadas em suas canções. O artigo é parte da minha pesquisa de doutorado sobre comicidade musical no qual analiso a performance e a obra de palhaços cantores e excêntricos musicais brasileiros da virada do século.
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