A voz poética do palhaço cantor Eduardo das Neves

Autores

  • Caísa Antunes Tibúrcio Guimarães Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Eduardo das Neves, Vocalidade, Palhaço cantor, Musicalidade, Fonograma

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a vocalidade do palhaço cantor
Eduardo das Neves em gravações realizadas pelo memo na Casa Edison no período 1908-1919. Em um processo de sedimentação da indústria fonográfica no Brasil, Eduardo das Neves era considerado o “Rei do Lundu”, sendo o primeiro artista negro a gravar discos em 1900. Investigo como as gravações do palhaço cantor Eduardo das Neves se tornaram um espaço para articulação de temas estruturantes e cotidianos em fins do século XIX e início do século XX. Para tanto, utilizo a noção de vocalidade de Zumthor (1993) para guiar a escuta e análise dos fonogramas do artista que estão disponíveis no acervo do Instituto Moreira Salles – IMS (2022). Aponto quais máscaras ele assumiu com os recursos de sua voz poética e quais foram as tensões sociais representadas em suas canções. O artigo é parte da minha pesquisa de doutorado sobre comicidade musical no qual analiso a performance e a obra de palhaços cantores e excêntricos musicais brasileiros da virada do século.

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Biografia do Autor

Caísa Antunes Tibúrcio Guimarães, Universidade de Brasília

Atriz, pallhaça, e doutorando em Artes Cênicas (UnB), Mestre em Processos Composicionais para cena na UnB PPG-CEN (2017) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (2005). Dedica-se à atuação e à palhaçaria em ações artísticas, teóricas, formativas e de pesquisa na área de Artes Cênicas.

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

Guimarães, C. A. T. (2022). A voz poética do palhaço cantor Eduardo das Neves. Dramaturgias, (19), 243–262. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/45014

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