Ut planipedi saltanti – La flauta de Cayo Graco

Autores

  • Sergio Antonini

Palavras-chave:

Caio Graco, Instrumentos musicais, Psicagogia, Oratória, Aulo Gélio

Resumo

Aulo Gélio refere-se criticamente em seu primeiro livro (1.11) a uma prática que Caio Graco teria tido: usar um escravo musical para evitar que seu temperamento o levasse a excessos durante as "contiones", seus discursos perante o povo. Antes e depois do autor de Noctes Atticae, outros escritores latinos e gregos também se referem a esse uso por Graco: Cícero, Valerius Maximus, Quintilian, Plutarco, Dion Casio e Ammiano Marcelino. Neste artigo procederemos à comparação dessas versões, observando continuidades e discrepâncias e tentando estabelecer alguma relação de dependência ou influência entre elas.
Para além das questões que cada história levanta e das respostas específicas que pode dar à compreensão da matéria, e para além dos pressupostos do poder psicológico da música, e do seu papel na παιδεία, será relevante observar, nessa área de contacto entre a música, o canto, a oratória e a política e, no quadro das tensões entre a romanidade e o helenismo, o uso que se faz da música na construção de uma personagem incómoda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, G. “Excavations on the Site of the Ancient Town of Alesia”. In: The Classical Weekly, 28.22(1935): 169-176.

ANTONINI, S. “Los instrumentos musicales de la elegía latina”. In: Anales de Filología Clásica 2(34)(2022a): 5-40. Link: http://revistascientificas.filo.uba.ar/ index.php/afc/article/view/11245

“Frequentamenta: difficultas textualis in Noctibus Atticis 5.1”. Inédito (2022b).

CALERO RODRÍGUEZ, L. La voz y el canto en la Antigua Grecia. Tesis doctoral, Universidad Autónoma de Madrid, 2016. Link: https://repositorio.uam.es/ handle/10486/676433

COMMOTI, G. La musica nella cultura greca e romana. Torino: EDT, 1991.

CORREA CÁCERES, J. The Aulos in Classical and Late Antiquity: Acculturation, Diffusion, and Syncretism in Socio-Musical Processes of the Mediterranean. Tesis doctoral, University of Malta, 2020. Link: https://www.um.edu.mt/library/ oar/bitstream/123456789/94493/1/20PHDMUS001.pdf

DAVID, J.-M. “L’action oratoire de C. Gracchus: l’image d’un modèle”. In: Nicolet, C. (ed.), Demokratia et aristokratia : à propos de Caius Gracchus, mots grecs et réalités romaines. Paris: Publications de la Sorbonne, 1983, pp. 103-116.

DE STEFANI, A. (ed.) Etymologicum Gudianum quod vocatur. Amsterdam: Hakkert, 1965.

KEIL, H. (ed.) Grammatici Latini. Vol. 1. Leipzig: Teubner, 1857.

LÓPEZ, A.; POCIÑA, A. Comedia romana. Madrid: Akal, 2007.

MELIDIS, A. “The Profession of φωνασκός as revealed in ancient Inscriptions and medical Texts”. In: Rudiae 22‒23, II (2010‒2011): 765‒783. Link: https://www. academia.edu/2364806/The_profession_of_phonaskos_as_revealed_in_ancie nt_inscriptions_and_medical_texts

MORGAN, H. Music, Spectacle, and Society in Ancient Rome, 168 BC – AD 68. Tesis doctoral, Oxford University, 2018. Link: https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:71d01d76- a5ff-4495-ac06-e3a6cde49049/download_file?file_ format=application%2Fpdf&safe_filename=H%2BMORGAN%2BDPHIL %2BTHESIS%2B2018.pdf&type_of_work=Thesis

NOCCHI, F. Tecniche teatrali e formazione dell’oratore in Quintiliano. Berlin: De Gruyter, 2013.

POCIÑA, A. “Caracterización de los géneros teatrales por los latinos”, Emerita 42(2) (1974): 409-447.

REINACH, T. “La ‘flute de Pan’ d’Alesia”, Pro Alesia 11 (1907):161-169. “La ‘flute de Pan’ d’Alesia”, Pro Alesia 13 (1907):180-185.

VAN DER STOCKT, L. “Self-esteem and Image-building. On Anger in De cohibenda ira and in Some Lives”. In: Nikolaidis, A. (ed.), The unity of Plutarch’s work: “Moralia” themes in the “Lives”, features of the “Lives” in the “Moralia”, Berlin: De Gruyter, 2008, pp. 285-295.

WALLACE, R. Reconstructing Damon: Music, Wisdom Teaching, and Politics in Perikles’ Athens. Oxford: University Press, 2015.

WESSNER, P. (ed.) Aeli Donati quod fertur commentum Terenti. Leipzig: Teubner, 1902.

WEST, M. Ancient Greek Music. Oxford: University Press, 1992.

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Antonini, S. (2023). Ut planipedi saltanti – La flauta de Cayo Graco. Dramaturgias, (22), 578–598. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/48372