Poesia Mélica Grega Arcaica e sua performance: alguns dados iniciais para eventuais composições melódicas

Autores

  • Roosevelt Rocha Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44689

Palavras-chave:

Mélica Grega, Performance, Teoria musical grega antiga

Resumo

Neste texto, discutirei algumas informações iniciais que precisamos ter em mente quando pensamos sobre a performance da poesia mélica grega arcaica: métrica, ocasiões de performance, instrumentos musicais e harmonias citadas pelos diversos autores. A partir desses dados, quero debater até que ponto seria possível ter alguma ideia de como as canções de Estesícoro, Baquílides e Píndaro, por exemplo, foram cantadas em suas primeiras apresentações e mesmo quando eram reinterpretadas em situações diferentes do contexto de execução original. Desse modo, espero fomentar a discussão sobre esse tema tão importante para uma apreciação que vá além da leitura do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARKER, A. Greek Musical Writings. Vol I: The Musician and his Art. Cambridge,

Cambridge University Press, 1984.

BARKER, A. Greek Musical Writings. Vol II: Harmonic and Acoustic Theory.

Cambridge, Cambridge University Press, 1989.

BARKER, A. ‘La musica di Stesicoro’, In: Quaderni Urbinati di Cultura Classica,

vol. 67, n. 1, 2001, p. 7-20.

BOWIE, E. L. ‘Early Greek Elegy, Symposion, and Public Festival’, In: RUTHERFORD,

I. (ed.) Greek Lyric. Oxford: Oxford University Press, p. 110-149.

COLOMER, L.; GIL, B. Arístides Quintiliano. Sobre la Música. Introducción, traducción

y notas de Luis Colomer y Begoña Gil. Madrid: Gredos, 1996.

D’ANGOUR, A. ‘The New Music: So What’s New?’, In: GOLDHILL, S.; OSBORNE, R.

Rethinking Revolutions through Ancient Greece, Cambridge: Cambridge University

Press, 2006, p. 264–83.

D’ANGOUR, A. ‘Music and Movement in the Dithyramb’, In: KOWALZIG, B.; Wilson,

P. (eds.). Dithyramb in Context. Oxford: Oxford University Press, 2013, p.

–210.

D’ANGOUR, A. ‘“Old” and “New” Music: The Ideology of Mousike’, In: LYNCH, T.;

ROCCONI, E. (eds.) A Companion to Ancient Greek and Roman Music. Cambridge:

Wiley/Blackwell, 2020, p. 409-420.

DAVIES, M.; FINGLASS, P. J. Stesichorus. The Poems. Cambridge: Cambridge

University Press, 2014.

DONADI, F.; MARCHIORI, A. Dionigi d’Alicarnasso. La composizione stilistica.

Trieste: Edizioni Università di Trieste, 2013.

GENTILI, B.; LOMIENTO, L. Metrica e ritmica. Storia delle forme poetiche della

Grecia Antica. Milano: Mondadori.

HAGEL, S. Ancient Greek Music. A New Technical History. Cambridge: Cambridge

University Press, 2010.

LYNCH, T.; ROCCONI, E. (eds.) A Companion to Ancient Greek and Roman Music.

Cambridge: Wiley/Blackwell, 2020.

MARTINELLI, M. C. ‘Documenting Music’, In: LYNCH, T.; ROCCONI, E. (eds.) A

Companion to Ancient Greek and Roman Music. Cambridge: Wiley/Blackwell,

, p. 103-115.

MATHIESEN, T. J. Apolo’s Lyre. Greek Music and Music Theory in Antiquity and

the Middle Ages. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1999.

PÖHLMANN, E. Ancient Music in Antiquity and Beyond. Berlin/Boston: De Gruyter,

PÖHLMANN, E.; WEST, M. L. (eds.) Documents of Ancient Greek Music. Oxford:

Clarendon, 2001.

PROBERT, P. Ancient Greek Accentuation. Oxford: Oxford University Press, 2006.

ROCHA, R. ‘Uma Introdução à Teoria Musical na Antiguidade Clássica’, In: Via

Litterae, v. 1, n. 1, 2009, p. 138-164.

ROCHA, R.(a) ‘Estesícoro entre Épica e Drama’, In: Phaos, 9, 2009, pp. 65-79.

ROCHA, R. ‘Plutarco. Sobre a Música’, In: SOARES, C.; ROCHA, R. Plutarco. Obras

Morais. Sobre o afeto aos filhos. Sobre a Música. Coimbra: Imprensa da

Universidade de Coimbra, 2010, p. 66-243.

ROCHA, R. ‘Lírica Grega Arcaica e Lírica Moderna: Uma comparação’, In: Philia &

Filia, v. 3, n. 2, 2012, p. 84-97.

SEAFORD, R. Tragedy, Ritual and Money in Ancient Greece. Cambridge: Cambridge

University Press, 2018.

WEST, M. L. Ancient Greek Music. Oxford: Clarendon, 1992.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Rocha, R. (2022). Poesia Mélica Grega Arcaica e sua performance: alguns dados iniciais para eventuais composições melódicas. Dramaturgias, (19), 86–103. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44689