A performance musical na pintura dos vasos áticos e ápulos (séc. VIIV a.C.): os instrumentos de corda

Autores

  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44688

Palavras-chave:

Performance musical, Instrumentos de corda, Magna Grécia, Iconografia Cerâmica

Resumo

O presente artigo tem o propósito de analisar a performance dos instrumentos de corda na Antiguidade grega, focando os séculos VI a IV a.C. e os espaços da Grécia egeia, particularizado em Atenas, e da Grécia ocidental, circunstanciado na Itália Meridional, em Tarento e na Apúlia, a hinterlândia indígena itálica. Estudo especificamente a representação iconográfica das técnicas do krouein (tocar as cordas com o plektron) e do psallein (tocar com os dedos), interpretando aspectos culturais relacionados. Observo também a emergência no Sul da Itália de um gosto pela música instrumental, como um efeito local da Nova Música.

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Biografia do Autor

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisador CNPQ PQ 1d
Humboldt-Foundation Research Fellow
Chercheur résident | École française de Rome
Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

Cerqueira, F. V. (2022). A performance musical na pintura dos vasos áticos e ápulos (séc. VIIV a.C.): os instrumentos de corda. Dramaturgias, (19), 72–85. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44688