v. 1 n. 252 (21): Dol 252

					Visualizar v. 1 n. 252 (21): Dol 252

DOL – Dor OnLine

 

EDIÇÃO 252

 

Leitores do Boletim Dor on line, esta edição traz um interessante editorial sobre a dor incapacitante causada por uma infecção viral, e as dificuldades enfrentadas no adequado manejo clínico da Febre Chikungunya. Trazemos também em nossos alertas da seção de Divulgação Científica, temas muito relavantes relacionados ao manejo da sedoanalgesia em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo, o papel da educação em dor na fibromialgia, o impacto de tratamentos não farmacológicos na dor de coluna e o uso de opioides, o impacto destes também na dor menstrual e um interessante questionamento sobre o uso da telemedicina. Na seção de Ciência e Tecnologia, trazemos alertas sobre o impacto de uma nova formulação de paclitaxel na dor neuropática em modelo animal, as consequências do agravamento da síndrome do túnel do carpo e a dor neuropática, uma revisão sistemática sobre a dismenorreia como fator de risco para dor crônica, a atuação do HMGB1 via TLR4 na fisiopatologia da artrite reumatoide e a validação de um sistema de classificação de dor na doença de Parkinson. Boa leitura!

 

EDITORIAL DO MÊS

A dor incapacitante associada à febre Chikungunya: os desafios do tratamento farmacológico

Alyne Almeida de Lima - Aluna de doutorado -  UFBA

Cristiane Flora Villarreal - Professora Associada de Farmacologia - UFBA

 

Divulgação Científica

1 Manejo da sedoanalgesia em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Qual a importância da sedoanalgesia em pacientes ventilados mecanicamente?

Giovanna Oliveira de Brito

2 A educação em dor no tratamento complementar da fibromialgia. O jogo Dolorômetro como ferramenta de educação em dor

Raquel Pereira de Souza

3 Avalição do impacto da quiropraxia no uso de opioides prescritos para pacientes com dor na coluna. Uso da quiropraxia reduz a necessidade de opioides para pacientes com dor na coluna.

Suellen Laila Rocha Silva

4 Terapia extracorpórea por ondas de choque (TOC) pode ajudar a reduzir as dores menstruais. Uma onda de choque na cólica menstrual

Victor Otero Martinez

5 Uso da telemedicina no tratamento da dor crônica. Podemos utilizar a telemedicina em todas as situações?

Thayane da Silva Roriz

Ciência e Tecnologia

6 Nova formulação de paclitaxel previne o desenvolvimento de neuropatia periférica em camundongos. Uma nova forma de encapsular o paclitaxel pode ser a promessa de uma quimioterapia sem dor

Luiza Carolina França Opretzka

7 Relação entre a síndrome do túnel do carpo e a dor neuropática. Veja as consequências do aumento da gravidade da dor neuropática

Mariana Lôbo Moreira

8 Associação entre dismenorreia e dor crônica: uma revisão sistemática e meta-análise. A dismenorreia pode ser um fator de risco para a dor crônica?

Giovanna Oliveira de Brito

9 Análise da atuação do HMGB1 via TLR4 na fisiopatologia da artrite reumatoide. A hipersensibilidade mecânica a dor é diferente entre machos e fêmeas e entre tipos celulares.

Rafael do Couto Campos de Jesus

10 Validação de um sistema de classificação de dor na doença de Parkinson. A proposta de uma melhor

Raquel Pereira de Souza

Publicado: 2021-08-11

Edição completa