v. 1 n. 231 (20): Dol 231

					Visualizar v. 1 n. 231 (20): Dol 231

DOL - Dor OnLine

 

EDIÇÃO 231

 

Caros leitores, em nossa edição de outubro de 2019 o editorial trata de venenos e toxinas animais e sua contribuição para o tratamento da dor. Em nossa seção de Divulgação Científica trazemos alertas sobre a sensação de dor e expectativas sociais, uma meta-análise acerca da eficácia de antidepressivos para tratamento da dor neuropática, a analgesia causada pelo toque em mulheres, opioides e sua relação com uso de heroína nos EUA e um novo alvo para controle da dor pós-operatória em homens. Na nossa seção de Ciência e Tecnologia os alertas tratam de um possível alvo farmacológico para o tratamento da dor na anemia falciforme, um circuito neural para sintomas de depressão presentes na dor crônica, dor trigeminal, processamento doloroso na medula espinal e efeitos benéficos da acupuntura na função cognitiva da dor neuropática. Boa leitura!

 

EDITORIAL DO MÊS

 

Veneno ou remédio?

Entenda como venenos mortais podem ser utilizados no tratamento da dor

Pedro Santana Sales Lauria

Cristiane Flora Villarreal

 

Divulgação Científica

1 Diferentes estímulos cerebrais medeiam a sensação dolorosa a partir de expectativas sociais e condicionadas. Modulação da dor através da visualização de símbolos.

Gabriel Victor Lucena da Silva

 

2 Antidepressivos e dor neuropática. Os antidepressivos podem melhorar sintomas depressivos e a qualidade de vida de pacientes com dor neuropática?

Larissa Fernanda Matias Werworn

 

3 Analgesia social induzida pelo toque em mulheres. Dar a mão ao parceiro é capaz de reduzir a dor.

Giovanna França Alves

 

4 O uso de altas doses de opioides aumenta o risco de uso de heroína pelos militares dos EUA. Dor e dependência química em militares nos EUA.

Daniel Souza Lemos

 

5 Importância do inflamassoma no controle da dor pós-operatória em animais machos. Novo alvo farmacológico para o controle da dor pós-operatória e diferenças sexuais.

Rafael do Couto Campos de Jesus

 

Ciência e Tecnologia

 

6 Parando a PGE2-G na doença falciforme. Novo alvo farmacológico para o tratamento da dor na anemia falciforme.

Beatriz Adjafre

 

7 Um circuito neural para sintomas de depressão presentes na dor crônica. Depressão induzida por dor crônica ou por estresse apresentam diferentes circuitos neurais?

Laura Colete Cunha

Sabrina Francesca de Souza Lisboa

 

8 Efeito do BDNF nos canais de Ca2+ do tipo-T em neurônios sensoriais periféricos. Estudo desvenda uma cascata de sinalização celular que contribui para a dor trigeminal.

Larissa Garcia Pinto

 

9 Fornecimento aferente primário de alto limiar de neurônios da lâmina espinhal X - características comuns aos neurônios de processamento da dor do corno dorsal superficial da medula espinal. Os neurônios da lâmina X da medula espinal podem processar informações de dor

Nathália Lis Fernandes Miranda

 

10 Acupuntura melhora as alterações cognitivas induzidas pela dor neuropática em camundongos. Acupuntura e dor neuropática.

Alexandre Gomes de Macedo Maganin

Publicado: 2019-11-25

Revista Completa