Memetáfora: análise do papel das metáforas meméticas na luta de classe

Autores

  • Alexandre Tolentino de Carvalho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v3i1.2018/8647

Palavras-chave:

memes; metáforas; luta de classe; discurso

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar os memes sobre a Greve Geral do dia 28 de abril de 2017, buscando configurar o papel atribuído a eles na construção da luta de classes. Assim, identificamos os mapas conceituais metafóricos utilizados na construção dos memes e os categorizamos conforme as escolhas metafóricas e conforme os objetivos pretendidos por seus autores. Para tanto, utilizamos a Teoria da Metáfora Conceitual de Lakoff e Johnson e o enfoque da Análise de Discurso Crítica para análise dos dados. Os dados demonstraram a existência de dois grupos antagônicos que apresentaram mapas conceituais metafóricos bastante similares intragrupo e muito opostos intergrupo, marcando bem as diferenças de escolhas realizadas e de objetivos pretendidos. Os memes coxinhas denotaram conteúdo nitidamente partidarista, tendentes a desmobilizar a luta e macular a imagem de determinado partido e os memes mortadelas apresentaram conteúdo classista tendente a mobilizar os trabalhadores para a resistência. Concluímos que o estudo dos memes pode ajudar a levantar pistas para subsidiar a compreensão dos fenômenos sociais.

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Referências

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Como Citar

de Carvalho, A. T. (2018). Memetáfora: análise do papel das metáforas meméticas na luta de classe. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 3(1), 167–196. https://doi.org/10.26512/discursos.v3i1.2018/8647

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Seção

Artigos