Memetáfora: análise do papel das metáforas meméticas na luta de classe
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i1.2018/8647Palavras-chave:
memes; metáforas; luta de classe; discursoResumo
O objetivo desse trabalho é analisar os memes sobre a Greve Geral do dia 28 de abril de 2017, buscando configurar o papel atribuído a eles na construção da luta de classes. Assim, identificamos os mapas conceituais metafóricos utilizados na construção dos memes e os categorizamos conforme as escolhas metafóricas e conforme os objetivos pretendidos por seus autores. Para tanto, utilizamos a Teoria da Metáfora Conceitual de Lakoff e Johnson e o enfoque da Análise de Discurso Crítica para análise dos dados. Os dados demonstraram a existência de dois grupos antagônicos que apresentaram mapas conceituais metafóricos bastante similares intragrupo e muito opostos intergrupo, marcando bem as diferenças de escolhas realizadas e de objetivos pretendidos. Os memes coxinhas denotaram conteúdo nitidamente partidarista, tendentes a desmobilizar a luta e macular a imagem de determinado partido e os memes mortadelas apresentaram conteúdo classista tendente a mobilizar os trabalhadores para a resistência. Concluímos que o estudo dos memes pode ajudar a levantar pistas para subsidiar a compreensão dos fenômenos sociais.
Downloads
Referências
BENTO, J. D.; SILVA, F. C. Metáforas visuais em textos multimodais em textos: análise de textos de provas do Enem. Revista Letra Capital, v. 1, n. 1, p. 116-140, jan./jun. 2016.
CANNON-BOWERS, J. A.; SALAS, E. Reflections on sharedcognition. Journal of Organizational Behavior, v. 22, n. 2, p. 195-202, 2001.
DAWKINS, R. O Gene Egoísta. Tradução de Geraldo H. M Florsheim. Belo Horizonte/MG: Itatiaia Limitada, 1979.
DIJK, T. A. V. Discurso e contexto:uma abordagem sociocognitiva. SãoPaulo: Contexto, 2012.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução de. Brasília. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
LAKOFF, G. A figure of thought. Metaphor and symbolic activity, v. 1, n. 3, p. 215-225, 1986.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado de letras, 2002.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metafors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
SILVA, D. E. G. D. Metáforas sob a lupa da Análise de Discurso Crítica. In: SILVA, D. E. G. D. língua, gramática e discurso. Goiânia: : Cânone Editorial/Grupo de estudos de linguagem do centro oeste, 2006. p. 161-178.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.