Expressões multimodais de anúncios publicitários para a representação do feminino: implícitos e contextos

Autores/as

  • Regina Célia Pagliuchi da Silveira PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8292

Palabras clave:

Anúncios publicitários. Contextos e texto multimodal. Sociedade, discurso e cognição. Análise crítica do discurso.

Resumen

Este artigo, situado na Análise Crítica do Discurso tem por tema a representação do feminino em textos multimodais publicitários, objetivando examinar, na composição textual do verbal e com o visual (imagens e cores), as formas de disseminação a ideologia, instaurada pelo poder. Justifica-se o tratamento dado, pois com a pós-modernidade e as mudanças sociais resultantes do aparecimento das altas tecnologias, os textos multimodais passam a ocupar lugar importante nas interações discursivas. Anteriormente, os textos eram preferencialmente verbais e, quando construídos com outras semioses, projetavam significações fixas para o visual, diferentes dos textos multimodais que hoje, compostos pelo inter-relacionar do visual e da cor com o verbal, exigindo outras estratégias de produção e processamento da informação. Logo, faz-se necessário analisar de forma crítica a multimodalidade textual, para a representação do feminino que é uma questão social importante, no Brasil. Desde que se entenda que todas as formas de conhecimento são representações mentais, construídas no e pelo discurso, são postuladas três categorias analíticas, a saber: Sociedade, Cognição e Discurso. Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa mais ampla, a respeito do feminino, entendendo-o como uma construção social por discursos públicos e eventos discursivos particulares; tal construção é perpassada pela cultura, valores sócio-cognitivos transmitidos de pai para filho, e pela ideologia imposta pelo poder (valores sócio-cognitivos que atendem aos próprios interesses do poder). A construção textual é vista pela seleção e combinação de fontes diferentes, para a composição co-textual; e pela projeção de diferentes contextos para a complementação sêmica das expressões textuais.

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Citas

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Cómo citar

Silveira, R. C. P. da. (2013). Expressões multimodais de anúncios publicitários para a representação do feminino: implícitos e contextos. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 1(2), 107–127. https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8292

Número

Sección

Artigos