A representação do feminino em textos multimodais
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8269Palavras-chave:
Representação. Discurso publicitário. Identidades.Resumo
Este trabalho se situa na área da Análise de Discurso Crítica (ADC), com as vertentes Sociocognitiva e Semiótica Social e trata de valores culturais/ideológicos contidos na representação da mulher brasileira em anúncios publicitários multimodais publicados em revistas brasileiras. Tem-se por pressuposto que há diferença entre sexo e gênero e que o feminino é um gênero construído socialmente, a partir de questões políticas. O discurso publicitário é público e institucionalizado, de forma a propiciar a construção de identidades, relativas a papéis sociais. Os resultados obtidos indicam que: 1) há modos particulares de construção textual do feminino brasileiro em textos linguísticos e multimodais, pois tais valores estão inscritos nas cognições sociais, de forma a guiar as pessoas a se relacionarem com o mundo, representando-o com especificidade; 2) a construção identitária da mulher brasileira oscila entre a representação do gênero feminino pelo homem X a representação do gênero feminino pela mulher: o patriarcado e o matriarcado. Conclui-se que a construção da identidade social do feminino apresenta regularidades em suas construções textuais e discursivas, pois há a manifestação de um sujeito que se movimenta em determinado espaço da sociedade e que constrói seu discurso levando em conta o outro. Logo, a leitura da imagem e das expressões linguísticas nos textos multimodais enriquece a produção de sentidos, pois as imagens se apresentam como um léxico semiótico que propicia incorporar ao estudo das representações, tanto a cultura, quanto a ideologia.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.