O blogue corporativo como representação empresarial
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8276Palabras clave:
Representações. Transitividade. Estruturas de representação visual. Multimodalidade.Resumen
proliferaram no universo empresarial ferramentas de comunicação multimodais ligadas à Internet, nomeadamente sítios Web e blogues corporativos. Cabe, neste artigo, o objectivo de analisar as representações multimodais presentes no blogue de um grupo empresarial português. Procura-se, com efeito, a análise das escolhas verbais e visuais, de forma a compreender de que forma o grupo empresarial se representa. Para cumprir este objectivo, seguem-se os princípios da Linguística Sistémico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004) e da Semiótica Social (KRESS; van LEEUWEN, 1996, 2006) aplicados ao Discurso Empresarial. Os instrumentos analíticos centram-se no sistema da transitividade de Halliday e nas estruturas de representação visual da Gramática
Visual. Os principais resultados desta análise revelam que, apesar de não cumprir o objectivo de interactividade inerente a este género textual, o blogue representa o grupo empresarial agrupando diferentes recursos e géneros. Conclui-se que o blogue tem uma missão interna e externa, sendo o
grupo representado com base em dois universos: o da acção e o da caracterização. O grupo é uma entidade animada e humana que reflecte e age sobre a qualidade e o meio ambiente, mas é igualmente representado pelos seus atributos.
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