A MEDIAÇÃO DO GÉNERO PELA REVISTA MARKETEER: DA REPRESENTATIVIDADE À REPRESENTAÇÃO

Autores

  • Carminda Silvestre
  • Gorete Marques
  • Inês Conde

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20813

Palavras-chave:

Comunicação. Mediação. Representação. Género.

Resumo

Com o propósito de identificar as lacunas existentes entre as convicções generalizadas relativamente aos avanços da igualdade de género em contextos profissionais e a forma como essa realidade é mediada pela linguagem na imprensa escrita, este trabalho analisa a mediação da igualdade do género levada a cabo pela revista Marketeer, no ano de 2017, a partir de um corpus constituído por perfis de profissionais da área empresarial, extraídos das rubricas ‘Pessoas’ e ‘Entrevista’. Enquadrado na Linguística Sistémico-Funcional (LSF), pretende-se, no presente artigo: (i) identificar a situação da representatividade do género em contexto profissional na imprensa escrita; (ii) analisar as representações veiculadas pela revista relativamente ao género. Em termos metodológicos, a representatividade do género é investigada a partir de uma abordagem descritiva interpretativa de expressão quantitativa e a representação do género é analisada a partir de uma abordagem qualitativa, a partir dos recursos analíticos léxico e transitividade da LSF.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Silvestre, C., Marques, G., & Conde, I. (2018). A MEDIAÇÃO DO GÉNERO PELA REVISTA MARKETEER: DA REPRESENTATIVIDADE À REPRESENTAÇÃO. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 3(2), 1–18. https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20813

Edição

Seção

Artigos