A MEDIAÇÃO DO GÉNERO PELA REVISTA MARKETEER: DA REPRESENTATIVIDADE À REPRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20813Palabras clave:
Comunicación. Mediación. Representación. Género.Resumen
Con el propósito de identificar las lagunas existentes entre las convicciones generalizadas sobre los avances de la igualdad de género en contextos profesionales y la forma en que esta realidad es mediada por el lenguaje en la prensa escrita, este trabajo analiza la mediación de la igualdad de género llevada a cabo por la revista Marketeer, en el año 2017, a partir de un corpus constituido por perfiles de profesionales del área empresarial, extraídos de las rúbricas 'personas' y 'entrevista'. En el marco de la Lingüística Sistémico-Funcional (LSF), se pretende en el presente artículo: (i) identificar la situación de la representatividad del género en un contexto profesional en la prensa escrita; (ii) analizar las representaciones de la revista sobre el género. En términos metodológicos, la representatividad del género se investiga a partir de un enfoque descriptivo interpretativo de expresión cuantitativa y la representación del género se analiza a partir de un enfoque cualitativo, a partir de los recursos analíticos léxico y transitividad de la LSF.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.