O DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO NEGÓCIO: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DO PROGRAMA MUNDO S/A
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20816Keywords:
Discourse. Genre. Real. Subject.Abstract
This article intends to establish connections between concepts of Critical Discourse Analysis and Discourse Analysis of French tradition, in order to demonstrate the conceptual confluences that culminate in a textual, social and historical analysis of texts produced in the present time. Some linguistic material, provided by dialogical interactions between agents on a paid television program will be analyzed, showing that lexical choices and the way numerical data are presented can indicate power relations consolidated by capitalism within the scope of educational training that is necessary today and in the future, without ceasing to treat, briefly, the characteristics that this genre carries. It was also tried to understand the instaurations of the subject in the discursive formations and their relationship with the other, with the viewer, in this case, showing how the discourse is marked by this otherness, but also, as it ends up (trying to) construct the real shared by the parties involved.
Downloads
References
FAIRCLOUGH, N. Análise crítica do discurso e a mercantilização do discurso público: as universidades. Reflexões sobre a Análise Crítica do Discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001.
FOUCAULT, M. Discipline and punish. Harmondsworth: Penguin, 1979.
HABERMAS, J. The theory of communicative action. v. 1. London: Heinemann, 1984.
MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). In: Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 81-106.
PAVEAU, M. A. O redemoinho de palavras: análise do discurso, inconsciente, real, alteridade. Matraga, Rio de Janeiro, v.15, n.22, p.13-32, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga22/arqs/matraga22a01.pdf>. Acesso em: 8 dez. 2017.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2012.
PROGRAMA MUNDO S/A: Os novos desafios da educação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8xhprBfAhwY&list=PLIBA41MkGyO9GJweCQGgtd4qLvNp4di5E>. Acesso em: 8 dez. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.