Expressões multimodais de anúncios publicitários para a representação do feminino: implícitos e contextos

Autores

  • Regina Célia Pagliuchi da Silveira PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8292

Palavras-chave:

Anúncios publicitários. Contextos e texto multimodal. Sociedade, discurso e cognição. Análise crítica do discurso.

Resumo

Este artigo, situado na Análise Crítica do Discurso tem por tema a representação do feminino em textos multimodais publicitários, objetivando examinar, na composição textual do verbal e com o visual (imagens e cores), as formas de disseminação a ideologia, instaurada pelo poder. Justifica-se o tratamento dado, pois com a pós-modernidade e as mudanças sociais resultantes do aparecimento das altas tecnologias, os textos multimodais passam a ocupar lugar importante nas interações discursivas. Anteriormente, os textos eram preferencialmente verbais e, quando construídos com outras semioses, projetavam significações fixas para o visual, diferentes dos textos multimodais que hoje, compostos pelo inter-relacionar do visual e da cor com o verbal, exigindo outras estratégias de produção e processamento da informação. Logo, faz-se necessário analisar de forma crítica a multimodalidade textual, para a representação do feminino que é uma questão social importante, no Brasil. Desde que se entenda que todas as formas de conhecimento são representações mentais, construídas no e pelo discurso, são postuladas três categorias analíticas, a saber: Sociedade, Cognição e Discurso. Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa mais ampla, a respeito do feminino, entendendo-o como uma construção social por discursos públicos e eventos discursivos particulares; tal construção é perpassada pela cultura, valores sócio-cognitivos transmitidos de pai para filho, e pela ideologia imposta pelo poder (valores sócio-cognitivos que atendem aos próprios interesses do poder). A construção textual é vista pela seleção e combinação de fontes diferentes, para a composição co-textual; e pela projeção de diferentes contextos para a complementação sêmica das expressões textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Presse, 1992.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis in transdisciplinary research. In: A new agenda in (critical) discourse analysis: theory, methodology and interdisciplinarity. Amsterdan/Philadelphia: J. Benjamin Publishing Company, 2005.

FAIRCLOUGH, N. Language and globalization. London: Routledge, 2006.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. [Trad. Izabel Magalhães]. Brasília-DF: Edunb, 2001.

HALLIDAY, M. An introduction to funcional Grammar. Baltimore: Edward Arnold, 1985.

KINTSCH, W. ; VAN DIJK, Teun. Strategies discoursive comprehension. London: Academic Press, 1983.

KRESS, G. ; VAN LEEWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnould, 2001.

KRESS, G. ; VAN LEEWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

POTTIER, B. Linguistique générale. Théorie et description. Paris: Klincksiek, 1974.

SILVEIRA, R. C. P. da. Um novo olhar para as narrativas de humor: os sentidos no cotidiano e na cultura. O texto em perspectiva. PIRES, L. C. ; BEZERRA, A. ; CARDOSO, D. (Orgs). Aracaju-SE: UFA, 2009.

VAN DIJK, T. Racismo y análisis crítico de los médios. Madrid: Paidós, 1997.

VAN DIJK, T. Sociedade e contexto. [Trad. Rodolfo Ilari], S. Paulo: Cortez, 2012.

VAN DIJK, T. Sociedad y discurso- cómo influen los contextos sociales sobre el texto y la conversación. [ Trad. Elza Ghio], Barcelona: Gedisa, 2011.

WODAK, R. De qué trata el análisis crítico del discurso (ACD). Métodos de análisis crítico del discurso. WODAK, R. ; MEYER, M. (Orgs). [Trad. Tomás Fernandez Aúz e Beatriz Eguibar], Barcelona: Gedisa, 2003.

Downloads

Como Citar

Silveira, R. C. P. da. (2013). Expressões multimodais de anúncios publicitários para a representação do feminino: implícitos e contextos. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 1(2), 107–127. https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8292

Edição

Seção

Artigos