Entrelugares: o professor universitário frente às novas tecnologias de ensino

Autores

  • Eni Abadia Batista Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8275

Palavras-chave:

Entrelugares. Discurso. Tecnologias de ensino. Identidade.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca das práticas discursivas que incidem na constituição da identidade do docente universitário frente às competências exigidas para o uso das novas tecnologias no ensino superior. Tal discussão nasce do exame de diálogos como parte das práticas sociais, dentro do enquadre de Fairclough (2001). Com as transformações que ocorrem no mundo, é natural que se adote uma nova forma de produzir a vida social, o que, consequentemente, gera também novas concepções dos sujeitos envolvidos no processo de ensino. São mudanças que se refletem na individualização das referências, determinando o que Bhabha (1998) chama de “entrelugares.” A questão do sujeito está fundamentada na Teoria Social do Discurso de
Fairclough (2001), que defende a mobilidade das identidades, conforme o momento da prática social ”“ os sujeitos sociais são moldados pelas práticas discursivas, mas são também capazes de remodelar essas práticas. Para a análise, optou-se pela seleção de recortes de entrevista realizada com professores do curso de Letras e pela observação de eventos discursivos em situação de utilização das novas tecnologias de ensino para desenvolvimento das atividades que compõem as disciplinas.

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Como Citar

Batista, E. A. (2011). Entrelugares: o professor universitário frente às novas tecnologias de ensino. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 1(1), 143–161. https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8275

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Artigos