O DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO NEGÓCIO: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DO PROGRAMA MUNDO S/A
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20816Palavras-chave:
Discurso. Gênero. Real. Sujeito.Resumo
Este artigo pretende estabelecer conexões entre conceitos da Análise Crítica do Discurso e da Análise do Discurso de tradição francesa, de modo a demonstrar as confluências conceituais que culminam em uma análise textual, social e histórica de textos produzidos na atualidade. Serão apresentadas análises do material linguístico fornecido por interações dialógicas entre agentes em um programa da televisão fechada, mostrando que as escolhas lexicais e a forma como são apresentados dados numéricos podem indicar relações de poder consolidadas pelo capitalismo, dentro do âmbito da formação educacional que se faz necessária hoje e no futuro. Também tentou-se entender as instaurações do sujeito nas formações discursivas e sua relação com o outro, com o espectador, neste caso, mostrando como o discurso é marcado por essa alteridade, mas, também, como ele acaba por (tentar) construir o real compartilhado pelas partes envolvidas.
Downloads
Referências
FAIRCLOUGH, N. Análise crítica do discurso e a mercantilização do discurso público: as universidades. Reflexões sobre a Análise Crítica do Discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001.
FOUCAULT, M. Discipline and punish. Harmondsworth: Penguin, 1979.
HABERMAS, J. The theory of communicative action. v. 1. London: Heinemann, 1984.
MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). In: Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 81-106.
PAVEAU, M. A. O redemoinho de palavras: análise do discurso, inconsciente, real, alteridade. Matraga, Rio de Janeiro, v.15, n.22, p.13-32, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga22/arqs/matraga22a01.pdf>. Acesso em: 8 dez. 2017.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2012.
PROGRAMA MUNDO S/A: Os novos desafios da educação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8xhprBfAhwY&list=PLIBA41MkGyO9GJweCQGgtd4qLvNp4di5E>. Acesso em: 8 dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.