O uso da Realidade Virtual e Aumentada como Tecnologia Assistiva para o tratamento de pessoas com paralisia cerebral: Uma revisão integrativa da literatura.

Autores

  • Marya Syllvia Gama dos Anjos Universidade Federal do Amazonas
  • Fabianno Landin Rafael Palheta Universidade Federal do Amazonas
  • Igor Ângelo de Sousa Universidade Federal do Amazonas
  • Emanuela Freitas de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Claudete Barbosa Ruschival Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Tecnologia Assistiva, Realidade Aumentada,, Realidade Virtual

Resumo

Este artigo apresenta estudos sobre o uso da Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) enquanto Tecnologia Assistiva (TA) no tratamento de pessoas com Paralisia Cerebral (PC). Objetiva-se avaliar como usa-se a RV e a RA atualmente no tratamento da Paralisia cerebral. A problemática reside na diversidade funcional e na busca por novos tratamentos, como as TA’s, para superar as limitações. A metodologia faz uma Revisão Integrativa da literatura sobre o conhecimento atual das temáticas mencionadas, limitado ao acesso aberto do portal de periódicos CAPES. Analisando dezesseis artigos destaca-se a necessidade da integração de dados para o eficiente registro de informações para pacientes com PC. Conclui-se que desenvolver um sistema de indicação de TA’s parece viável e benéfico para auxiliar no tratamento dessas pessoas, sendo o Design de Serviço o meio para planejar e organizar esse sistema para a interação de dados entre os profissionais de saúde e o paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNONI, Joice Luiza Bruno et al. Efeito da intervenção com videogame ativo sobre o autoconceito, equilíbrio, desempenho motor e sucesso adaptativo de crianças com paralisia cerebral: estudo preliminar. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 25, p. 294-302, 2018.

BROCHARD, Sylvain et al. From childhood to adulthood: health care use in individuals with cerebral palsy. Developmental Medicine & Child Neurology, [S.I.], v. 60, n. 12, p. 1271-1277, 2018.

CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais em Português, org.; coordenação da tradução Cássia Maria Buchalla. – 1. ed., 1. reimpre. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

COOK, Albert. M.; POLGAR, Janice. M. Assistive technologies: principals and practice. St. Louis, Missouri: Mosby; 2015.

DE MELLO GUSSO, Mariana; NOHAMA, Percy. Comunicação alternativa e ampliada e o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescente com paralisia cerebral no Brasil. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, Argentina, n. 22, p. e08-e08, 2018.

DIAS, Thiago da Silva et al. Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional,São carlos v. 27, p. 898-906, 2019.

GEFEN, Naomi; RIGBI, Amihai; WEISS, Patrice L. Predictive model of proficiency in powered mobility of children and young adults with motor impairments. Developmental Medicine & Child Neurology, [S.l.] v. 61, n. 12, p. 1416-1422, 2019.

GONÇALVES, Maicon Gabriel et al. Effects of virtual reality therapy on upper limb function after stroke and the role of neuroimaging as a predictor of a better response. Arquivos de Neuro-psiquiatria, [S.I.], v. 76, p. 654-662, 2018.

JONSSON, Ulrica et al. Cerebral palsy prevalence, subtypes, and associated impairments: A population‐based comparison study of adults and children. Developmental Medicine & Child Neurology, [S.I], v. 61, n. 10, p. 1162-1167, 2019.

LINO, Thaís Breternitz et al. Efeitos do uso de recursos de tecnologia assistiva para promover independência em atividades de vida diária para uma criança com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, p. 35-50, 2020.

MONTEIRO, Carlos Bandeira de Mello. Realidade virtual na paralisia cerebral. São Paulo: Plêiade; 2011. p. 27-40

MONTOYA, Maria Fernanda et al. Diseño contextual para la creación de videojuego basado en Realidad Virtual usado en terapia de rehabilitación física en personas con accidente cerebrovascular. Revista EIA, Colombia, v. 19, n. 38, p. 3817 pp. 1-30, 2022.

ÖGÜN, Muhammed Nur et al. Effect of leap motion-based 3D immersive virtual reality usage on upper extremity function in ischemic stroke patients. Arquivos de neuro-psiquiatria, Turquia, v. 77, p. 681-688, 2019.

PAES, João Paulo et al. Relationship between postural control in upright stance and virtual reality in post-stroke individuals. Fisioterapia em movimento, v. 33,[n.p], 2020.

PETRONI, Natalia Nascimento; BOUERI, Iasmin Zanchi; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 24, p. 327-342, 2018.

ROBERT, Maxime T.; LEVIN, Mindy F. Validation of reaching in a virtual environment in typically developing children and children with mild unilateral cerebral palsy. Developmental Medicine & Child Neurology, [S.l.], v. 60, n. 4, p. 382-390, 2018.

ROSENBAUM, Peter. et. al. A report: the definition and classification of cerebral palsy April 2006.Developmental Medicine & Child Neurology, [S.l.] n. 49, p. 8-14,2007

SCHIARITI, V. et. al. A common data language for clinical research studies: the National Institute of Neurological Disorders and Stroke and American Academy for Cerebral Palsy and Developmental Medicine Cerebral Palsy Common Data Elements Version 1.0 recommendations. Developmental Medicine & Child Neurology, [S.l.], v. 60, n. 10, p. 976-986, 2018.

SOARES, Joyce Cristina Cândido et al. Influence of the Microsoft Kinect® games on the motor and functional performance of a child with developmental coordination disorder. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 27, p. 710-717, 2019.

SPILLER, Marcelo Grandini; AUDI, Mauro; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido. Motor performance of children and adolescents with cerebral palsy during the execution of computer tasks with different peripherals. Revista CEFAC, São Paulo, v. 21, [n.p], 2019.

TORI Romero, KIRNER Claudio, SISCOUTO Robson, Organizadores. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC; 2006. Vol. 1, p. 22-38.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Gama dos Anjos, M. S., Landin Rafael Palheta, F., Ângelo de Sousa, I., Freitas de Souza, E., & Barbosa Ruschival, C. (2024). O uso da Realidade Virtual e Aumentada como Tecnologia Assistiva para o tratamento de pessoas com paralisia cerebral: Uma revisão integrativa da literatura. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51269

Edição

Seção

Artigos