A valorização da fé:
o design de superfície a partir do livro O sagrado
Mots-clés :
Design de superfície; Cultura; Religião; O Sagrado;Résumé
É através da experiência com o sagrado, que os indivíduos se conectam com os sentimentos mais primordiais e indescritíveis, encontrando sentido e lugar no mundo. Neste cenário, o design de superfície, igualmente relevante como objeto de comunicação e transposição de cultura e valor, se une a linguagem religiosa para gerar novas maneiras de conhecer a história cristã. Ao relacionar tais áreas, essa pesquisa visa o desenvolvimento de estampas para um jogo de louças, que represente os sentimentos irracionais do sagrado através do livro O Sagrado, de Rudolf Otto, utilizando-se do método Superfícies de um Lugar. Dessa forma, foi possível a elaboração das estampas mysterium tremendum, que remete a entrega misteriosa por amor; fascinans que representa a segurança e a vida; e assombroso, que ultrapassa os limites da razão, através do inquietante mistério da morte de cruz.
Téléchargements
Références
AGUTI, A. Anniversario. Fascinoso e tremendo, è il "sacro" di Otto. Avveniere. Itália, 2017. Disponível em: <https://www.avvenire.it/agora/pagine/sacr-434910b363104998872b79ed6bb6bbb7>. Acesso em: 04 de set. de 2020.
AZEVEDO, R. O IBGE e a religião — Cristãos são 86,8% do Brasil; católicos caem para 64,6%; evangélicos já são 22,2%. Veja, 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/o-ibge-e-a-religiao-cristaos-sao-86-8-do-brasil-catolicos-caem-para-64-6-evangelicos-ja-sao-22-2/>. Acesso em: 16 de mar. de 2021.
BRAGA, M. C. O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: SENAC São Paulo, 2011.
Censo 2010: Atlas do Censo Demográfico do IBGE mapeia mudanças na sociedade brasileira. IBGE, 29 de junho de 2013. Disponível em:https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?view=noticia&id=3&idnoticia=2417&busca=1&t=atlas-censo-demografico-ibge-mapeia-mudancas-sociedade-brasileira>. Acesso em: 16 de mar. de 2021.
Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. IBGE, 29 de junho de 2012. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?view=noticia&id=3&idnoticia=2417&busca=1&t=atlas-censo-demografico-ibge-mapeia-mudancas-sociedade-brasileira>. Acesso em: 16 de mar. de 2021.
Datafolha. 97% dizem acreditar totalmente na existência de deus; 75% acreditam no diabo. Instituto de Pesquisa Datafolha, Opinião Pública. São Paulo, maio de 2007. Disponível em: <http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2007/05/1223861-97-dizem-acreditar-totalmente-na-existencia-de-deus-75-acreditam-no-diabo.shtml>. Acesso em: 27 de out. de 2020.
ELIADE, M. O sagrado e o profano: A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FREITAS, R. O. T. de. Design de superfície: ações comunicacionais táteis nos processos de criação. São Paulo: Blucher, 2012.
GAARDER, J.; HELLERN, V.; NOTAKER, H. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
GORINI, A. P. F.; CORREA, A. R. Cerâmica para Revestimentos. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 10, p. 201-252, 1999. Disponível em: <https://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set1005.pdf>. Acesso em: 02 de abr. de 2021.
JUNIOR, J. A. P. Os censos 2000 - 2010 e as religiões no brasil: características do cenário religioso brasileiro. Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e Colóquio Filosófico. 1., 2019. Rio Grande do Norte. Anais... Rio Grande do Norte: Católica do RN, 2020. p. 223-232.
LIMA, B. de. Investindo em artigos religiosos, empreendedor cria franquia milionária. Pequenas empresas & Grandes negócios, 2019. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2019/03/investindo-em-artigos-religiosos-empreendedor-cria-franquia-milionaria.html >. Acesso em: 27 de out. de 2020.
LIMA, G. C. Digressões sobre o design. In: LIMA, Guilherme Cunha (Org). Design: Objetivos e perspectivas. Rio de Janeiro: ESDI/UERJ, 2005.
LOPES, A. D. Ressureição: o grande dogma do cristianismo. Veja, 2016. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/ressureicao-o-grande-dogma-do-cristianismo/>. Acesso em: 02 de abr. de 2021.
Mercado da fé movimenta mais de R$12 bilhões por ano no Brasil. G1, 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/01/mercado-da-fe-movimenta-mais-de-r-12-bilhoes-por-ano-no-brasil.html>. Acesso em: 04 de set. de 2020.
MOL, I. A.; LANA, S. L. B. Design de Superfície: proposição de método de ensino a partir de valores culturais brasileiros. Revista ModaPalavra. E-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 97-115, 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/10369>. Acesso em: 22 de abr. de 2021.
OLIVEIRA, B. O bilionário mercado religioso, 2015. Disponível em: <https://www.fecomercio.com.br/noticia/mercado-religioso-cresce-e-se-mostra-bilionario>. Acesso em: 04 de set. de 2020.
OTTO, R. O Sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. Petrópolis: Vozes, 2007.
RAMOS, L.; CAMARGO. M.; AMORIM, R. Fé cristã e cultura contemporânea. Viçosa: Ultimato, 2009.
RUBIM, R. Desenhando a superfície. São Paulo: Rosari, 2005.
RÜTHSCHILLING, E. A. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2008.
SANTOS, E. K. dos. O equilíbrio entre o elemento irracional e racional na ideia de sagrado em Rudolf Otto. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Espírito Santo.
SANTOS, J. L. dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
Sebrae. Produtos em cerâmica: para decoração e utilitários, 2008. Disponível em: <http://docplayer.com.br/87366660-Produtos-em-ceramica-para-decoracao-e-utilitarios-estudos-de-mercado-sebrae-espm-2008-sumario.html>. Acesso em: 28 de nov. de 2020.
SHELLEY, B. L. História do cristianismo: uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde as origens até o século XXI. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018.
SOUZA, A. F. de. A filosofia do sagrado de Rudolf Otto. Curitiba: Appris, 2020.
VILLAS-BOAS, A. Identidade e cultura. Teresópolis: 2AB, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Design, Tecnologia e Sociedade 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.