O Uso de Instrumentos do Design no Desenvolvimento de Experiências Audiovisuais Interativas

Auteurs-es

  • André Conti Silva Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

Mots-clés :

Internet. design. experiências. moodboard. blue sky.

Résumé

A internet oferece, através de suas potencialidades interativas, um espaço diferenciado para a criação de experiências audiovisuais. Estas soluções carregam consigo a herança de veículos e suportes como o cinema e a televisão, porém não há, até o momento, modelos produtivos que contemplem a inclusão dos fatores subjetivos que proporcionam o contexto ideal para a experiência. Sendo assim, este trabalho busca discutir a aplicação de dois instrumentos metaprojetuais do design ”“ pesquisa blue sky e moodboards ”“ com tal finalidade, a partir da aproximação destes com os processos de significação próprios dos produtos audiovisuais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

André Conti Silva, Universidade Feevale

Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Feevale, ERS 239, 2755 - Vila Nova, Novo Hamburgo - RS, 93525-075.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Feevale, ERS 239, 2755 - Vila Nova, Novo Hamburgo - RS, 93525-075.

Références

Boutinet, J. Antropologia do projeto. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
Carú, A.; Cova, B. Consuming experiences. London: Routledge, 2007.
Comparato, D. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
Csikszentmihalyi, M. Finding Flow: The Psychology of Engagement With Everyday Life. New York: Basic Books,1998.
Duarte, E. B. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
Eisenstein, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Field, S. Manual do roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
Manovich, L. The language of new media. Massachusetts: The MIT Press, 2000.
Mclellan, H. Experience design. CyberPsychology and Behavior, v. 3, (1), 2000.
Pine, J.; Gilmore, J. The Experience Economy. Boston: Harvard Business School Press, 1999.
Scaletsky, C. Pesquisa Aplicada / Pesquisa Acadêmica. In: Anais... P&D 2008 ”“ Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo: Centro Universitário SENAC, 2008.
Scaletsky, C.; Parode, F. Imagem e pesquisa Blue sky no design. Anais... Congresso SIGraDi, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-30

Comment citer

Silva, A. C., & Barth, M. (2017). O Uso de Instrumentos do Design no Desenvolvimento de Experiências Audiovisuais Interativas. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 4(2), 61–71. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12326

Numéro

Rubrique

Artigos