Características Qualitativas, Quantitativas de Abordagens Científicas: estudos de caso na subárea do Design ErgonoÌ‚mico

Autores/as

  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Fausto Orsi Medola Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Gabriel Henrique Cruz Bonfim

Palabras clave:

Conhecimento científico. abordagem qualitativa. abordagem quantitativa. design ergonômico.

Resumen

O conhecimento científico se caracteriza como um dos principais valores humanos dos últimos séculos. Seu desenvolvimento se dá a partir de questões e abordagens cientí cas, nas quais se testam hipóteses e se geram saberes. Entre as principais abordagens aceitas na comunidade acadêmica, destacam-se aquelas de ordem quantitativa e/ou qualitativa. Pesquisas na área do Design ErgonoÌ‚mico abordam especialmente a inter-relação entre Usuário e Interfaces Tecnológicas. Portanto, tanto abordagens quantitativas quanto qualitativas podem ser empregadas em seus métodos. O presente texto pretende caracterizar os tipos de abordagem presentes em pesquisa cientí ca e demonstrar três estudos de caso em que as abordagens quantitativa e qualitativa (ou mesmo, quali-quantitativa) foram empregadas em investigações na subárea do Design ErgonoÌ‚mico. A apreciação dos estudos permite concluir que diferentes formas de abordagem são encontradas em estudos na subárea Design ErgonoÌ‚mico, as quais podem envolver tanto dados objetivos, quanto dados subjetivos.

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Biografía del autor/a

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista UNESP

Departamento de Design da FAAC/UNESP - Bauru.

Fausto Orsi Medola, Universidade Estadual Paulista UNESP

Departamento de Design da FAAC/UNESP - Bauru.

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Publicado

2018-10-01

Cómo citar

Paschoarelli, L. C., Medola, F. O., & Bonfim, G. H. C. (2018). Características Qualitativas, Quantitativas de Abordagens Científicas: estudos de caso na subárea do Design ErgonoÌ‚mico. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 2(1), 65–78. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/15699

Número

Sección

Artigos