Marca como canal de transmissão de valores simbólicos

Autores

  • Estela Maris de Medeiros e Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Wellington Gomes de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Marca. Semiótica. Comunicação.

Resumo

A assinatura visual de empresas, produtos e serviços passou por transformações, desde seu surgimento até os dias atuais. A marca é um forte canal de comunicação de valores intangíveis que impulsiona as trocas simbólicas da sociedade de consumo da atualidade. Com o objetivo de reunir os fundamentos teóricos acerca da temática em questão, este artigo apresenta um estudo que reúne definições que fundamentam o papel aspiracional que as marcas possuem na sociedade contemporânea.  É apresentada uma discussão sobre as divergências de termos utilizados por autores da área, suas definições na literatura de design e marketing. Também são discutidos como seus elementos constituintes são apresentados em relação a imagem e identidade, e como a semiótica da marca e seus signos são aplicados na prática.

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Biografia do Autor

Estela Maris de Medeiros e Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Programa de Pós-Graduação em Design; Unidade Acadêmica de Design; Universidade Federal de Campina
Grande; Rua Aprígio Veloso, 882 ”“ Bloco BO; Campina Grande, Paraíba, 58429-900, Brasil.

Wellington Gomes de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Programa de Pós-Graduação em Design; Unidade Acadêmica de Design; Universidade Federal de Campina
Grande; Rua Aprígio Veloso, 882 ”“ Bloco BO; Campina Grande, Paraíba, 58429-900, Brasil.

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

Oliveira, E. M. de M. e, & Medeiros, W. G. de. (2018). Marca como canal de transmissão de valores simbólicos. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 5(1), 64–83. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12310

Edição

Seção

Artigos