Linhas do patrimônio arquitetônico do Rio de Janeiro: Proposta de redesign para uma bolsa porta bengala

Authors

  • Eliana Paula Calegari Instituto Benjamin Constant
  • Glauce Mara Gabry de Freitas Arder
  • Décio Verdan de Castro Instituto Benjamin Constant

Keywords:

Redesign, Bolsa porta bengala, Estamparia, Deficiência visual

Abstract

Neste artigo, apresenta-se o percurso criativo do redesign e da aplicação da estamparia manual de uma bolsa porta bengala desenvolvida por um estudante cego do Curso (suprimido para revisão cega) do (suprimido para revisão cega). A partir das proposições metodológicas de projeto de produto elaboradas por Löback (2008) e Ruschival (2012), foi elaborada a sistematização metodológica para o desenvolvimento do redesign da bolsa porta bengala e do processo de estamparia manual. A execução das etapas da metodologia de projeto propostas resultou em um processo criativo acessível carregado de sentidos e significados expressados em um produto que faz parte da vida cotidiana do estudante.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CAMARGO, I. A. Domínios da Imagem. Londrina, V. I, N. 1, p. 111-118, 2007.

DUFOUR, C. A. Estudo do processo e das ferramentas de reprojeto de produtos industriais, como vantagem competitiva e estratégia de melhoria constante. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

HASHIM, M.; JUSTER P.; PENNINGTON A. Generating Design Variants Based on Functional Reasoning. In: International Conference on Engineering design. ICED '93. The Hague, August 17-19, 1993.

KOEHLER, A. D; Schütz, G. M. Uma proposta à leitura de imagens por pessoas com deficiência visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n° 3, 2020.

LEÃO, T. C. F. Design de Superfície e Estamparia Têxtil: Características, relações e identidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos), Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2016.

LÖBACH, B. Design Industrial. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 2000.

MENDONÇA, A. A. Impressões: experimentações com gravura em livros de artista e fanzines. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Benjamin Constant. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br. Acesso em: 10 de ago. 2023.

MORAES, L. M.; PEREIRA, M. da Silva. Sacadas cariocas: Varandas em ferro no Rio de Janeiro. 2017. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/18.207/6662. Acesso em: 10 de ago. 2022.

MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PAZMINO, A. V. Como se Cria: 40 Métodos Para Design de Produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2015.

RUSCHIVAL, C. B. Proposta de uma sistemática para o redesign de produtos para a remanufatura. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

OSTROWER, F. Acasos e criação artística. 9.ed. São Paulo: Unicamp, 2013.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr., p. 10-16, 2019.

Published

2024-10-02

How to Cite

Calegari, E. P., Mara Gabry de Freitas Arder, G., & Verdan de Castro, D. (2024). Linhas do patrimônio arquitetônico do Rio de Janeiro: Proposta de redesign para uma bolsa porta bengala . Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(2). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/54236