Comunicação visual nas fachadas da via W3Norte em Brasília: índice dos modos como a cidade moderna é vista e interpretada
Keywords:
Comunicação visual. cidade. moderno. Brasília.Abstract
Trata-se neste artigo da relação entre a comunicação visual de uma avenida de comércio popular em Brasília. Analisa-se e documenta-se o modo como os comerciantes entendem o projeto moderno da cidade de Brasília e tentam reproduzir em suas fachadas os índices da modernidade. Aborda-se ainda do con ito entre as características e símbolos trazidos pelo homem do campo para uma cidade moderna. Como método de trabalho estudaram-se documentos o ciais da cidade, textos históricos sobre o modernismo, o modernismo no Brasil, a história de Brasília e a história do design no Brasil; entrevistaram-se os comerciantes; realizou-se o registro iconográ co da via W3Norte utilizando fotogra a e vídeo. A hipótese inicial de trabalho foi a de que a visualidade da Via W3Norte tinha surgido a partir de uma apropriação espontá‚nea de área pública. Comprovou-se entretanto que as modi cações de projeto foram realizadas pelo poder público e que a visualidade da via resulta da necessidade do comerciante expressar sua cultura oportunizada pelo fato da comunicação visual e do design das fachadas possuírem regras menos rígidas do que a arquitetura das lojas.
Downloads
References
_______. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: Edusp, 2000.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
COSTA, Lúcio. Lucio Costa: registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995.
_______. Relatório do plano piloto de Brasília. Brasília: Inst Arquit Bras, 1997.
FERRARA, Lucrecia d’Alessio. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002.
_______.Olhar Periférico. São Paulo: Edusp, 1999.
_______. A estratégia dos signos. São Paulo: Ática, 1986. (Coleção Princípios)
GROPIUS, Walter. Bauhaus: nova arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1994.
HARVEY, David. Condição pós moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
HOLSTON, James. A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
LE CORBUSIER. Planejamento Urbano. São Paulo: Perspectiva, 1984.
LOTMAN, I. La semiosfera. Madri: Catédra, 1996.
LUPTON, Ellen, MILLER, Abbott. Design writing research: writing on graphic design. London: Phaidon, 1999.
PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PLANO Piloto 50 anos: cartilha de preservação de Brasília. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2007.
SANTOS, Fátima Aparecida dos, CAMARA, Rogério. Espaço urbano: o comércio popular na via Ww3Norte em Brasília como representação das mediações entre o comerciante e o projeto moderno. Intercom ”“ XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, 2012.
______ A via que se transformou em rua: códigos do sistema da comunicação visual urbana expressos na via W3Norte na cidade de Brasília in Anais do Intercom ”“ XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife, 2011.
______ Comunicação visual no comércio popular da W3Norte: informação x patrimônio no
plano piloto de Brasília in Anais do 5º Congresso Internacional de design da informação.
Florianópolis, 2011.
______As fachadas das lojas comerciais na via W3Norte em Brasília in Anais do CIPED ”“ VI
Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Lisboa, 2011.
______Comunicação visual urbana, cidade, patrimônio cultural e comérico popular in Anais do 6º Fórum de pesquisa FAU-Mackenzie: pesquisa em arquitetura e design: interlocuções e perspectiva. São Paulo, 2010.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2004.
_______. Espaço e método. São Paulo: Edusp, 2008.
_______. Técnica. Espaço. Tempo. Globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1997.
THACKARA, John (Ed.). Design after modernism: beyond the object. New York: Thames and Hudson, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.