Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
Keywords:
Design; Design de InformaçãoAbstract
Atualmente, é cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais baseados em texto, a partir de smartphones. Contudo, os estudos sobre o tema ainda são escassos e dispersos. Assim, esse artigo faz uma investigação sobre o design desse tipo de conteúdo, a partir de uma revisão integrativa, composta por três revisões sistemáticas e uma revisão tradicional de literatura. Seus resultados mostraram que muitas das pesquisas são voltadas para dispositivos com tecnologia ultrapassada ou maiores (tablets). Ademais, apontaram o tamanho reduzido da tela como principal dificuldade relacionada à visualização de textos em dispositivos móveis, aumentando a rolagem e, consequentemente, gerando ineficiência da memória espacial e sobrecarrega a memória de curto prazo. Algumas das soluções apontadas foram: aumento do tamanho da fonte, uso da tela na horizontal e estratégias para a organização do conteúdo, sendo este o aspecto sobre o qual o Design oferece maior contribuição.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-31
How to Cite
Vargas Nunes, J., & Santos Gonçalves, B. (2016). Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 3(2). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659
Issue
Section
Artigos
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.