Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
Keywords:
Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games.Abstract
Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos.
Downloads
References
AZEVEDO, Tânia M.C. Brinquedos e Gênero na educação infantil: um estudo do tipo etnográfico no Estado do Rio de Janeiro. Tese de doutorado. São Paulo, 2003.
BORGES, Laila R. S.; FACTUM, Ana B. S. A relação entre design e gênero em brinquedos infantis. Educação Gráfica, v.18, n.3, p.81-97, 2014.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: por uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
DUARTE, R. Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. Curitiba: UFPR, 2004.
FRANCIS, Becky. Gender, toys and learning. Oxford Review of Education, v. 36, n. 3, p.325-344, 2010.
FROST, Joe L; WORTHAM, Sue C; REIFEL, Stuart. Play and Child Development. Estados Unidos: Pearson, 2011.
KISHIMOTO, Tizuko M; ONO, Andréia T. Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca. Pro-Posições, v. 19, n. 3, p.209-223, 2008.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
VIGOTSKY, Lev. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: África, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.