Recreating Tereza Bicuda
O processo de transformação da lenda goiana e o relato de experiência na construção de personagem
Palabras clave:
Lenda, Personagem, Releitura, Narrativa, DesignResumen
Este artigo relata a experiência do processo de criação da personagem principal da Lenda de Tereza Bicuda. O fator decisivo para a releitura da imagem da protagonista é solucionar a problemática de que existem muitas versões da narrativa, mas que se diferem muito entre si, tornando mais difícil ter uma ideia sólida sobre a personalidade de Tereza Bicuda. O objetivo é criar uma identidade visual própria para a história por intermédio de desenhos e de pesquisas fundamentadas em teorias relacionadas ao design de personagem. O resultado apresenta um relato do processo que envolve a experiência criativa autoral, desde os primeiros conceitos até a construção das artes iniciais do projeto.
Descargas
Citas
BAYARD, J. P. Histórias das Lendas. São Paulo, Ed. eletrônica Ridendo Castigat Mores, 1957.
BISHOP, R. et al. Fundamentals of Character Design. United Kingdom, 3dtotal publishing, 2020.
BUORO, A. B. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo, Cortez, 2002.
CAMPBELL, J. O Herói de Mil Faces. São Paulo, Palas Athena, 2009.
ELIADE, M. Imagens e simbolos: Ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo, Martins Fontes, 1952.
ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo, Perspectiva, 2020.
FITTIPALDI, C. Tereza Bicuda. Goiânia, Scipione, 1988.
FREITAS, L. G. Cenários da memória e identidade goiana: O caso de Jaraguá. Goiânia, Agepel, 2004.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro, Zahar, 2020.
GRIMM, J e W. Kinder-und Hausmärchen. Alemanha, 1812.
HELLER, A. Uma Teoria da História. Rio de Janeiro,Civilização Brasilei, 1993.
HELLER, E. A psicologia das cores. São Paulo, Olhares, 2021.
KRZNARIC, R. O poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 2015.
LADEIRA, F. F. Observatório da imprensa. O negro na mídia. São Paulo. Ed. 825, 2014. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/educacao-e-cidadania/caderno-da-cidadania/_ed825_o_negro_na_midia/. Acesso: 10 ago. 2024.
LIMA, N. C. et al. Histórias populares de Jaraguá. Goiânia, CECUP, 1983.
LUPTON, E. O design como storytelling. São Paulo, Olhares, 2020.
MELLO, A. Estórias e lendas de Goiás e Mato Grosso. São Paulo, Livraria Editora Iracema Ltda, 1955.
PAZMINO, A. V. Como se cria. São Paulo, Blucher, 2015.
WRIGHT, J. A. Animation Wrighting and Development: from script Development to Pitch. United Kingdom, Routledge, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación de la obra, al mismo tiempo licenciado bajo la Licencia Creative que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y de la publicación inicial en esta revista.
