Recriando Tereza Bicuda
O processo de transformação da lenda goiana e o relato de experiência na construção de personagem
Palavras-chave:
Lenda, Personagem, Releitura, Narrativa, DesignResumo
Este artigo relata a experiência do processo de criação da personagem principal da Lenda de Tereza Bicuda. O fator decisivo para a releitura da imagem da protagonista é solucionar a problemática de que existem muitas versões da narrativa, mas que se diferem muito entre si, tornando mais difícil ter uma ideia sólida sobre a personalidade de Tereza Bicuda. O objetivo é criar uma identidade visual própria para a história por intermédio de desenhos e de pesquisas fundamentadas em teorias relacionadas ao design de personagem. O resultado apresenta um relato do processo que envolve a experiência criativa autoral, desde os primeiros conceitos até a construção das artes iniciais do projeto.
Downloads
Referências
BAYARD, J. P. Histórias das Lendas. São Paulo, Ed. eletrônica Ridendo Castigat Mores, 1957.
BISHOP, R. et al. Fundamentals of Character Design. United Kingdom, 3dtotal publishing, 2020.
BUORO, A. B. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo, Cortez, 2002.
CAMPBELL, J. O Herói de Mil Faces. São Paulo, Palas Athena, 2009.
ELIADE, M. Imagens e simbolos: Ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo, Martins Fontes, 1952.
ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo, Perspectiva, 2020.
FITTIPALDI, C. Tereza Bicuda. Goiânia, Scipione, 1988.
FREITAS, L. G. Cenários da memória e identidade goiana: O caso de Jaraguá. Goiânia, Agepel, 2004.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro, Zahar, 2020.
GRIMM, J e W. Kinder-und Hausmärchen. Alemanha, 1812.
HELLER, A. Uma Teoria da História. Rio de Janeiro,Civilização Brasilei, 1993.
HELLER, E. A psicologia das cores. São Paulo, Olhares, 2021.
KRZNARIC, R. O poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 2015.
LADEIRA, F. F. Observatório da imprensa. O negro na mídia. São Paulo. Ed. 825, 2014. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/educacao-e-cidadania/caderno-da-cidadania/_ed825_o_negro_na_midia/. Acesso: 10 ago. 2024.
LIMA, N. C. et al. Histórias populares de Jaraguá. Goiânia, CECUP, 1983.
LUPTON, E. O design como storytelling. São Paulo, Olhares, 2020.
MELLO, A. Estórias e lendas de Goiás e Mato Grosso. São Paulo, Livraria Editora Iracema Ltda, 1955.
PAZMINO, A. V. Como se cria. São Paulo, Blucher, 2015.
WRIGHT, J. A. Animation Wrighting and Development: from script Development to Pitch. United Kingdom, Routledge, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
